terça-feira, 1 de setembro de 2009

O BATISMO NAS ÁGUAS




LEITURA BÍBLICA - Mateus 3.1-6. 13-17.

1- E, naqueles dias. apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia 2 - e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus. 3 - Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. 4 - E este João tinha a sua ves¬te de pêlos de camelo e um cinto de couro em tomo de seus lombos e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre. 5 - Então, ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão; 6 - e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.
13 - Então, veio JESUS da Galiléia ter com João junto do Jordão, para ser batizado por ele. 14 - Mas João opunha-se-Ihe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? 15 - JESUS, porém. respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o permitiu. 16 - E, sendo JESUS batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o ESPÍRITO de DEUS descendo como pomba e vindo sobre ele. 17 - E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.


1-O que é batismo?

Significado. Cremos no batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo (Mt 28.19; Rm 6.1-6; Cl 2.12).
O batismo em águas (do grego baptzõ, “mergulhar”, “submergir”) é uma das duas ordenanças que Cristo deixou à Igreja (Mt 28.19). Através do batismo, o novo convertido, que já faz parte do Corpo de Cristo pelo novo nascimento, dá o seu testemunho público do que lhe aconteceu. Trata-se, portanto, de uma confissão pública de fé em Cristo, por intermédio de atos e palavras, onde o batizando mostra ter aceitado plenamente as verdades da Bíblia Sagrada.
No ato do batismo em águas, o convertido mostra ter morrido para o mundo e renascido para Cristo, para viver agora em “novidade de vida” (Rm 6.4).
As águas do batismo não visam limpar os nossos pecados. O Novo Testamento mostra claramente ser o sangue de Jesus, e não as águas do batismo, o que nos purifica e perdoa. Mediante o sangue de Jesus somos justificados, nossa consciência é purificada e somos redimidos (Rm 5.9; Hb 9.14; 1 Pe 1.18,19).
Embora a igreja católica e algumas denominações evangélicas pratiquem o batismo por aspersão ou efusão, a história e a etimologia do verbo grego baptzõ mostram ser a imersão a forma bíblica.
Pedro, ao falar sobre o batismo para “perdão dos pecados” (At 2.38), usou a mesma expressão grega utilizada por João Batista, quando este afirmou: “E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento” (Mt 3.11). O batismo de João Batista não produzia o arrependimento, mas apontava para ele. Assim também a expressão petrina. “Para perdão dos pecados” significa “por causa do perdão dos pecados” ou “como testemunho de que os vossos pecados foram perdoados”. Nesse caso, o batismo tornou-se não somente um testemunho, mas um compromisso de viver uma nova vida no poder do Cristo ressuscitado.


2- Qual o significado de batismo nas águas?

O Batismo nas águas simboliza o pacto entre JESUS e a pessoa que recebeu JESUS como Salvador. É uma manifestação pública da sua fé em JESUS. É feita diante de DEUS dos anjos e dos homens. O Batismo simboliza a nossa morte para o velho « EU », os caminhos errados, o pecado e o mundo. O Batismo simboliza a ressurreição de uma nova vida com DEUS. O Batismo é um funeral - a morte do « EU ». O mergulhar nas águas quer dizer que morremos para nós próprios e para o mundo. As águas simbolizam o sangue de JESUS no qual mergulhados ficamos aliviados dos nossos pecados. O sair das águas simboliza o ressuscitar - nascer de novo - para uma nova vida com JESUS (Romanos 6:3-4).

3-Quem deve batizar?

Todos os que sinceramente se arrependem de seus pecados e recebem a Cristo como Salvador e Senhor são elegíveis para o batismo (At 2.4). O batismo em águas é uma confissão pública de fé em Cristo, por intermédio de atos e palavras, na qual o batizando mostra ter aceitado plenamente as verdades concernentes à encarnação, à morte e à ressurreição de Cristo.


4-O batismo em águas é só para os convertidos?

De acordo com a Bíblia o batismo em águas é somente para os que já se converteram a Cristo. Jesus ordenou a seus discípulos: “Portanto, ide, ensinai [fazei discípulos em] todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.
Observe que a ordem do texto é fazer primeiro discípulos e depois batizar. Em Marcos 16.16, o crer vem antes do batismo. Quando Filipe pregava e em nome de Deus realizava milagres, as pessoas criam e então eram batizadas (At 8.12). Essas pessoas foram batizadas sempre depois de terem crido. Em alguns casos, pessoas receberam o batismo com Espírito Santo antes de serem batizadas em águas, mas está bem claro que o batismo em águas é somente para aqueles que confessam Cristo como Salvador.
Considerando todos esses exemplos, chegamos a conclusão de que não devemos, em hipótese alguma, batizar crianças, pois elas, não tendo ainda chegado à idade da razão, não têm nenhuma capacidade de confessar a Cristo como Salvador.


5- Porque o cristão deve batizar?

O batismo é uma ordenança clara de JESUS para todo aquele que crê:
Mateus 28, 19- Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Conformidades com Marcos 16,16, João 3,5, Atos 2,38, - 10,48 – 22,16 etc..


6-O Batismo de Jesus

Mt 3.13 Então veio JESUS da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. 14- Mas João o impedia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? 15- JESUS, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu. 16- Batizado que foi JESUS, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o ESPÍRITO SANTO de DEUS descendo como uma pomba e vindo sobre ele; 17- e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. (TRINDADE PRESENTE). (REPARE QUE JOÃO BATISTA NÃO CONHECIA JESUS COMO FILHO DE DEUS, MAS CONHECIA-O COMO SEU PRIMO (Lc 1); ELE SÓ SOUBE QUE JESUS ERA O FILHO DE DEUS QUANDO O ESPÍRITO SANTO DESCEU SOBRE JESUS; VIDE Jo 1.33- Eu não o conhecia; mas o que me enviou a batizar em água, esse me disse: Aquele sobre quem vires descer o ESPÍRITO, e sobre ele permanecer, esse é o que batiza no ESPÍRITO SANTO.)


7-“Por que JESUS se submeteu ao batismo?

Podemos entender que para ser Remidor da Humanidade, pelo processo Federativo, de cabeça da Federação dos Homens, a Humanidade, Jesus o Último Adão (I Co. 15. 45-49: …O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente; o último Adão, espírito vivificante… O primeiro homem, sendo da terra, é terreno; o segundo homem é do céu. Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados. Hebreus 8.7: Pois, se aquele primeiro fora sem defeito, nunca se teria buscado lugar para o segundo.) não poderia ter pecados, como o primeiro Adão edênico, até então o Capitão da Federação da Humanidade Pecadora, sem condição de resgate; pois os homens são em essência pecadores: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;”
Como os israelitas foram batizados em Moisés, assim nós somos salvos em Cristo, pois como Segundo e último Adão, Cristo é a Cabeça da Federação dos Justos, é a Cabeça da Igreja (Efésios 5.21: também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo… como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra…), tendo autoridade para tal, tendo em vista, ter cumprido toda a Justiça de Deus no ato do Seu Batismo.
O processo que o homem Jesus, devia passar está exarado na declaração D’Ele próprio a João - O Batista -: Mt. 3.13: Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João o impedia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Jesus, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu. Este processo como lemos no texto bíblico, incluía o processo do Batismo, como homem.È difícil de entender ou mesmo aceitar? É. Porém, mesmo que Jesus “se declara pecador“, Ele não estaria confessando nenhum pecado SEU, neste ato declaratório, Ele estaria com base nos textos acima, assumindo a minha e a tua culpa e de todos quanto ainda virão a crer em Seu Nome, pois Ele não era como o Salmista, que se descobriu pecador desde o nascimento: “Eis que eu nasci em iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe.” Esta declaração do salmista, infere: declarar-se filho completo de Adão, com as duas sementes de pecadores, [Adão e Eva], o que não ocorreu com Jesus, como diz, o texto citado.Ou seja, o Homem Jesus de Nazaré, filho de Maria, O carpinteiro, não cometeu pecado algum, e não foi concebido ou gerado em pecado tal como o Salmista, tal como Isaías, tal como eu e você, mas de uma forma milagrosa e impossível, leia o texto: “Maria perguntou ao anjo: Como… uma vez que não conheço varão? Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.”
Nascido Filho de Deus, reconhecido por Revelação a João, como Cordeiro de Deus, concebido sem pecado, gerado por Obra e Graça do Espírito Santo. No entanto, para o pleno cumprimento do Plano de Deus, necessitou passar pelo Juízo de Deus, “deixa por agora, consente, pois.. me é necessário cumprir toda a justiça”, ou seja, colocar-se sob o juízo de Deus integralmente, representado pela sentença que soa desde o Gênesis, desde o Éden, desde aquele fatídico momento pós-pecado , “porque o salário do pecado é a morte”; tudo para que nada frustrasse o Plano de Deus: A Salvação de toda Humanidade.
Este ato de Jesus, imergindo nas águas do Jordão, pelas mãos de João, representa, a humildade da kenosis de Filipenses 4, a verdade da Encarnação de João 1, o Amor do Pai em não poupar seu Unigênito de João 3.16, e descrito em Romanos 8.32 [”Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?”] é uma declaração de que como homem, Ele não falhou como o Primeiro Adão, e assim, permitiu-nos que por Ele nós tivéssemos o direito à Vida Eterna, não se importando, em se humilhar, mesmo sem pecado algum, passando pelo Rito do Batismo de João como todos os seus contemporâneos, nos dando o exemplo.
Hebreus 4.15: Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. No significado do ato batismal, relatado no trecho de Romanos, temos a compreensão clara do significado que o Batismo de Jesus, tem para Igreja. II Co. 5.21: Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós.
ROMANOS 6.1: Que diremos, pois? …Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte.
Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Batizados em Cristo, como? Batizados no ato da mortificação que representa o batismo, “não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como o de trigo, ou o de outra qualquer semente.”, já nos falava do seu ato principal que havia de se cumprir com sua morte e ressurreição, pois infere-se também no batismo em águas o sepultamento da carne, para nascimento do espiritual, desta forma somos primícias com Jesus, no Batismo. Era necessário por tudo isto, que Ele passasse pelo Batismo de João.
SIGNIFICADO PARA NÓS:I CORINTIOS 10: 1- 4: Pois não quero, irmãos, que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar; e, na nuvem e no mar, todos foram batizados em Moisés, e todos comeram do mesmo alimento espiritual; e beberam todos da mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os acompanhava; e a pedra era Cristo.
Ao lermos este texto e os anteriores e os abaixo, nós temos, através dos mesmos, uma visão, pela qual, Cristo se insere no contexto do rito do Batismo, como homem. O Apóstolo Paulo, obtém e nos deixa uma profunda Revelação, talvez única, à respeito do que significou o batismo de Jesus e também o batismo de todos nós. (I Co. 12. 13: Pois…fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livre…)
O BATISMO DE JESUS FOI:Agora podemos entender porque Jesus O Cristo disse: Ide… batizando-os em o nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ou Ide.. quem crer e for batizado será salvo…, pois o batismo de Jesus, foi:

-Cumprimento do Plano de Deus;

-Cumprimento da Justiça de Deus em todos os Homens;

-Identificação de Deus com os homens, por seu Filho;

-Submissão exemplar de Jesus, para nós;

-Marca da posterior União da Igreja com Cristo.

13 comentários:

  1. Aprendi muitas coisas que nao sabia. Vou me batizar amanha e nao sabia muito sobre a respeito.

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu vo se batizar em setembro mais estou muito confuso.. meu corração está confuso..
    Tomei minha desizão em se batisar seja o que DEUS quiser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. batiza, pelo , pai pelo filho e pelo espirito santo, ele vai te dar forças para vencer
      ser clente não é se livrar de tempestades é ter forças para vencelas

      Excluir
    2. Ola.
      Há muita gente sendo rebatizada e dizem que é certo. Só há um batismo como há um só Cristo. Entao para que o re-batismo. Ou será que somente alguns protestantes estao certos e os demais estao errados?
      Quando nasceu a igrteja protestante? E antes naoi existia Igreja? Pense bem...

      Excluir
    3. Depende de quem batiza. Batizar em nome de Pedro, Paulo e Maria... Batizar em nome de uma igreja herética não é válido. batismo é para o arrependimento, e não apenas para cumprir protocolo.

      Excluir
  3. Nossa, isso vai me ajudar muito, vou batizar em novembro e agora tenhu certeza do que quero pra mim

    ResponderExcluir
  4. Puxa obrigado mesmo eu vou me batizar amanhã e estava procurando uns estudos aqui na net. Agora eu aprendi tudo o que precisava. Continue assim; com certeza vc vai receber o seu galardão (recompensa de Deus) nos Céus. Jesus te AMA!!

    ResponderExcluir
  5. agora sou serva de deus eu passei pelas águas eu estou muito feliz jesus teamo

    ResponderExcluir
  6. Se o batismo é só um símbolo porque Jesus diz em Mateus 28, 19- Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.E dizer que João não sabia da divindade de Cristo é tamanha ofensa, pois Isabel ao receber Maria em sua casa encheu-se do Espírito Santo e o menino João estremeceu em teu seio, e logicamente Isabel falara de Jesus para o bom precussor João sobre a graça que os visitou. Por fim quem está certo, pois se diz que há Igrejas Evangélicas que professam um tipo de Batismo e outras igual o da Igreja Católica Apostólica Romana, pois se o Fundador primeiro do protestantismo é o Lutero como ocorreu tanta dispersão de doutrina a ponto de se dizer que o batismo é símbolo. E se possível poderia me responder como poderia receber o Batismo nas águas se estiver na UTI ou CTI de um hospital. É claro que estaria lúcido porém com outras deficiências. E como estaria em morro e não morro preciso me batizar.O que fazer irmão uma vez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido amigo, DEUS nos da provações de acordo com nossas forças, provações na qual ele sabe se poderemos ou não vencer, as provações são bençãos, aquele que não tem casa, não tem o que comer, esta enfermo e desde quando nasceu vive na miséria, mais tem uma vida com cristo, pode até passar tudo isso nessa vida mais ele não abandona o nosso SENHOR, DEUS E NOSSO PAI ele terá vida eterna.
      Ninguém falou que a vida seria fácil, mais a bíblia diz que salvo será aquele que aceitar JESUS CRISTO como seu salvador e se batizar para morrer pro mundo e viver pra Cristo.

      Excluir
  7. eu ja tava querendo me batizar e agr que aprendi essas regras eu vou me batizar logo eu sei que Deus me espera na casa dele e vou fazer tudo o que tiver ao meu alcançe para servir ao meu senhor até depois da morte brigada pela dicas.

    ResponderExcluir
  8. Foi bom saber a importância do batismo!obrigada

    ResponderExcluir
  9. para se batizar é presciso ser casado ? qual a relaçao batismo casamento?

    ResponderExcluir