terça-feira, 1 de setembro de 2009

O BATISMO NAS ÁGUAS




LEITURA BÍBLICA - Mateus 3.1-6. 13-17.

1- E, naqueles dias. apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia 2 - e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus. 3 - Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. 4 - E este João tinha a sua ves¬te de pêlos de camelo e um cinto de couro em tomo de seus lombos e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre. 5 - Então, ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão; 6 - e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.
13 - Então, veio JESUS da Galiléia ter com João junto do Jordão, para ser batizado por ele. 14 - Mas João opunha-se-Ihe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? 15 - JESUS, porém. respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o permitiu. 16 - E, sendo JESUS batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o ESPÍRITO de DEUS descendo como pomba e vindo sobre ele. 17 - E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.


1-O que é batismo?

Significado. Cremos no batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo (Mt 28.19; Rm 6.1-6; Cl 2.12).
O batismo em águas (do grego baptzõ, “mergulhar”, “submergir”) é uma das duas ordenanças que Cristo deixou à Igreja (Mt 28.19). Através do batismo, o novo convertido, que já faz parte do Corpo de Cristo pelo novo nascimento, dá o seu testemunho público do que lhe aconteceu. Trata-se, portanto, de uma confissão pública de fé em Cristo, por intermédio de atos e palavras, onde o batizando mostra ter aceitado plenamente as verdades da Bíblia Sagrada.
No ato do batismo em águas, o convertido mostra ter morrido para o mundo e renascido para Cristo, para viver agora em “novidade de vida” (Rm 6.4).
As águas do batismo não visam limpar os nossos pecados. O Novo Testamento mostra claramente ser o sangue de Jesus, e não as águas do batismo, o que nos purifica e perdoa. Mediante o sangue de Jesus somos justificados, nossa consciência é purificada e somos redimidos (Rm 5.9; Hb 9.14; 1 Pe 1.18,19).
Embora a igreja católica e algumas denominações evangélicas pratiquem o batismo por aspersão ou efusão, a história e a etimologia do verbo grego baptzõ mostram ser a imersão a forma bíblica.
Pedro, ao falar sobre o batismo para “perdão dos pecados” (At 2.38), usou a mesma expressão grega utilizada por João Batista, quando este afirmou: “E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento” (Mt 3.11). O batismo de João Batista não produzia o arrependimento, mas apontava para ele. Assim também a expressão petrina. “Para perdão dos pecados” significa “por causa do perdão dos pecados” ou “como testemunho de que os vossos pecados foram perdoados”. Nesse caso, o batismo tornou-se não somente um testemunho, mas um compromisso de viver uma nova vida no poder do Cristo ressuscitado.


2- Qual o significado de batismo nas águas?

O Batismo nas águas simboliza o pacto entre JESUS e a pessoa que recebeu JESUS como Salvador. É uma manifestação pública da sua fé em JESUS. É feita diante de DEUS dos anjos e dos homens. O Batismo simboliza a nossa morte para o velho « EU », os caminhos errados, o pecado e o mundo. O Batismo simboliza a ressurreição de uma nova vida com DEUS. O Batismo é um funeral - a morte do « EU ». O mergulhar nas águas quer dizer que morremos para nós próprios e para o mundo. As águas simbolizam o sangue de JESUS no qual mergulhados ficamos aliviados dos nossos pecados. O sair das águas simboliza o ressuscitar - nascer de novo - para uma nova vida com JESUS (Romanos 6:3-4).

3-Quem deve batizar?

Todos os que sinceramente se arrependem de seus pecados e recebem a Cristo como Salvador e Senhor são elegíveis para o batismo (At 2.4). O batismo em águas é uma confissão pública de fé em Cristo, por intermédio de atos e palavras, na qual o batizando mostra ter aceitado plenamente as verdades concernentes à encarnação, à morte e à ressurreição de Cristo.


4-O batismo em águas é só para os convertidos?

De acordo com a Bíblia o batismo em águas é somente para os que já se converteram a Cristo. Jesus ordenou a seus discípulos: “Portanto, ide, ensinai [fazei discípulos em] todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.
Observe que a ordem do texto é fazer primeiro discípulos e depois batizar. Em Marcos 16.16, o crer vem antes do batismo. Quando Filipe pregava e em nome de Deus realizava milagres, as pessoas criam e então eram batizadas (At 8.12). Essas pessoas foram batizadas sempre depois de terem crido. Em alguns casos, pessoas receberam o batismo com Espírito Santo antes de serem batizadas em águas, mas está bem claro que o batismo em águas é somente para aqueles que confessam Cristo como Salvador.
Considerando todos esses exemplos, chegamos a conclusão de que não devemos, em hipótese alguma, batizar crianças, pois elas, não tendo ainda chegado à idade da razão, não têm nenhuma capacidade de confessar a Cristo como Salvador.


5- Porque o cristão deve batizar?

O batismo é uma ordenança clara de JESUS para todo aquele que crê:
Mateus 28, 19- Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Conformidades com Marcos 16,16, João 3,5, Atos 2,38, - 10,48 – 22,16 etc..


6-O Batismo de Jesus

Mt 3.13 Então veio JESUS da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. 14- Mas João o impedia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? 15- JESUS, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu. 16- Batizado que foi JESUS, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o ESPÍRITO SANTO de DEUS descendo como uma pomba e vindo sobre ele; 17- e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. (TRINDADE PRESENTE). (REPARE QUE JOÃO BATISTA NÃO CONHECIA JESUS COMO FILHO DE DEUS, MAS CONHECIA-O COMO SEU PRIMO (Lc 1); ELE SÓ SOUBE QUE JESUS ERA O FILHO DE DEUS QUANDO O ESPÍRITO SANTO DESCEU SOBRE JESUS; VIDE Jo 1.33- Eu não o conhecia; mas o que me enviou a batizar em água, esse me disse: Aquele sobre quem vires descer o ESPÍRITO, e sobre ele permanecer, esse é o que batiza no ESPÍRITO SANTO.)


7-“Por que JESUS se submeteu ao batismo?

Podemos entender que para ser Remidor da Humanidade, pelo processo Federativo, de cabeça da Federação dos Homens, a Humanidade, Jesus o Último Adão (I Co. 15. 45-49: …O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente; o último Adão, espírito vivificante… O primeiro homem, sendo da terra, é terreno; o segundo homem é do céu. Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados. Hebreus 8.7: Pois, se aquele primeiro fora sem defeito, nunca se teria buscado lugar para o segundo.) não poderia ter pecados, como o primeiro Adão edênico, até então o Capitão da Federação da Humanidade Pecadora, sem condição de resgate; pois os homens são em essência pecadores: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;”
Como os israelitas foram batizados em Moisés, assim nós somos salvos em Cristo, pois como Segundo e último Adão, Cristo é a Cabeça da Federação dos Justos, é a Cabeça da Igreja (Efésios 5.21: também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo… como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra…), tendo autoridade para tal, tendo em vista, ter cumprido toda a Justiça de Deus no ato do Seu Batismo.
O processo que o homem Jesus, devia passar está exarado na declaração D’Ele próprio a João - O Batista -: Mt. 3.13: Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João o impedia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Jesus, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu. Este processo como lemos no texto bíblico, incluía o processo do Batismo, como homem.È difícil de entender ou mesmo aceitar? É. Porém, mesmo que Jesus “se declara pecador“, Ele não estaria confessando nenhum pecado SEU, neste ato declaratório, Ele estaria com base nos textos acima, assumindo a minha e a tua culpa e de todos quanto ainda virão a crer em Seu Nome, pois Ele não era como o Salmista, que se descobriu pecador desde o nascimento: “Eis que eu nasci em iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe.” Esta declaração do salmista, infere: declarar-se filho completo de Adão, com as duas sementes de pecadores, [Adão e Eva], o que não ocorreu com Jesus, como diz, o texto citado.Ou seja, o Homem Jesus de Nazaré, filho de Maria, O carpinteiro, não cometeu pecado algum, e não foi concebido ou gerado em pecado tal como o Salmista, tal como Isaías, tal como eu e você, mas de uma forma milagrosa e impossível, leia o texto: “Maria perguntou ao anjo: Como… uma vez que não conheço varão? Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.”
Nascido Filho de Deus, reconhecido por Revelação a João, como Cordeiro de Deus, concebido sem pecado, gerado por Obra e Graça do Espírito Santo. No entanto, para o pleno cumprimento do Plano de Deus, necessitou passar pelo Juízo de Deus, “deixa por agora, consente, pois.. me é necessário cumprir toda a justiça”, ou seja, colocar-se sob o juízo de Deus integralmente, representado pela sentença que soa desde o Gênesis, desde o Éden, desde aquele fatídico momento pós-pecado , “porque o salário do pecado é a morte”; tudo para que nada frustrasse o Plano de Deus: A Salvação de toda Humanidade.
Este ato de Jesus, imergindo nas águas do Jordão, pelas mãos de João, representa, a humildade da kenosis de Filipenses 4, a verdade da Encarnação de João 1, o Amor do Pai em não poupar seu Unigênito de João 3.16, e descrito em Romanos 8.32 [”Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?”] é uma declaração de que como homem, Ele não falhou como o Primeiro Adão, e assim, permitiu-nos que por Ele nós tivéssemos o direito à Vida Eterna, não se importando, em se humilhar, mesmo sem pecado algum, passando pelo Rito do Batismo de João como todos os seus contemporâneos, nos dando o exemplo.
Hebreus 4.15: Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. No significado do ato batismal, relatado no trecho de Romanos, temos a compreensão clara do significado que o Batismo de Jesus, tem para Igreja. II Co. 5.21: Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós.
ROMANOS 6.1: Que diremos, pois? …Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte.
Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Batizados em Cristo, como? Batizados no ato da mortificação que representa o batismo, “não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como o de trigo, ou o de outra qualquer semente.”, já nos falava do seu ato principal que havia de se cumprir com sua morte e ressurreição, pois infere-se também no batismo em águas o sepultamento da carne, para nascimento do espiritual, desta forma somos primícias com Jesus, no Batismo. Era necessário por tudo isto, que Ele passasse pelo Batismo de João.
SIGNIFICADO PARA NÓS:I CORINTIOS 10: 1- 4: Pois não quero, irmãos, que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar; e, na nuvem e no mar, todos foram batizados em Moisés, e todos comeram do mesmo alimento espiritual; e beberam todos da mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os acompanhava; e a pedra era Cristo.
Ao lermos este texto e os anteriores e os abaixo, nós temos, através dos mesmos, uma visão, pela qual, Cristo se insere no contexto do rito do Batismo, como homem. O Apóstolo Paulo, obtém e nos deixa uma profunda Revelação, talvez única, à respeito do que significou o batismo de Jesus e também o batismo de todos nós. (I Co. 12. 13: Pois…fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livre…)
O BATISMO DE JESUS FOI:Agora podemos entender porque Jesus O Cristo disse: Ide… batizando-os em o nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ou Ide.. quem crer e for batizado será salvo…, pois o batismo de Jesus, foi:

-Cumprimento do Plano de Deus;

-Cumprimento da Justiça de Deus em todos os Homens;

-Identificação de Deus com os homens, por seu Filho;

-Submissão exemplar de Jesus, para nós;

-Marca da posterior União da Igreja com Cristo.

43 comentários:

  1. Aprendi muitas coisas que nao sabia. Vou me batizar amanha e nao sabia muito sobre a respeito.

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu vo se batizar em setembro mais estou muito confuso.. meu corração está confuso..
    Tomei minha desizão em se batisar seja o que DEUS quiser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. batiza, pelo , pai pelo filho e pelo espirito santo, ele vai te dar forças para vencer
      ser clente não é se livrar de tempestades é ter forças para vencelas

      Excluir
    2. Ola.
      Há muita gente sendo rebatizada e dizem que é certo. Só há um batismo como há um só Cristo. Entao para que o re-batismo. Ou será que somente alguns protestantes estao certos e os demais estao errados?
      Quando nasceu a igrteja protestante? E antes naoi existia Igreja? Pense bem...

      Excluir
    3. Depende de quem batiza. Batizar em nome de Pedro, Paulo e Maria... Batizar em nome de uma igreja herética não é válido. batismo é para o arrependimento, e não apenas para cumprir protocolo.

      Excluir
    4. Nenhuma igreja batiza em nome de Maria, muito menos p srguir protocolos.....Todos os batismo são em nome do pai do filho e do espírito santo! Deus é um só não sei o porque de tudo isso se somos todos cristãos e cremos no mesmo Jesus as religiões deveriam s unir e combater o mal ao invés de ficarem criticando uns aos outros somos todos filhos de Deus e queremos paz e aqueles que conhecem a palavra sabe que não é isso que Deus quer. Jesus veio com propósito de nos salvar e não causar discórdia entre os que decidiram segui lo...
      Onde estar o respeito com o próximo? Sou católica apostólica romana não crítico outras religiões.... Qual a diferença entre batizar com dois meses ou com 20 anos é batismo do mesmo jeito o importante é que estamos a procura da salvação o espírito santo tem que habitar em todos cristãos seja criança ou adultos

      Excluir
    5. Nenhuma igreja batiza em nome de Maria, muito menos p srguir protocolos.....Todos os batismo são em nome do pai do filho e do espírito santo! Deus é um só não sei o porque de tudo isso se somos todos cristãos e cremos no mesmo Jesus as religiões deveriam s unir e combater o mal ao invés de ficarem criticando uns aos outros somos todos filhos de Deus e queremos paz e aqueles que conhecem a palavra sabe que não é isso que Deus quer. Jesus veio com propósito de nos salvar e não causar discórdia entre os que decidiram segui lo...
      Onde estar o respeito com o próximo? Sou católica apostólica romana não crítico outras religiões.... Qual a diferença entre batizar com dois meses ou com 20 anos é batismo do mesmo jeito o importante é que estamos a procura da salvação o espírito santo tem que habitar em todos cristãos seja criança ou adultos

      Excluir
    6. Sandra Alves, no último trecho você pergunta qual a diferença entre batizar alguém com dois meses e vinte anos, e diz que é batismo do mesmo jeito. Na verdade de acordo com as Escrituras não é bem assim, o batismo realizado por João era também chamado de batismo do arrependimento, como pode uma criança de dois meses arrepender-se de algo, ou até mesmo manifestar alguma intenção de reconhecer a Cristo como Senhor e Salvador, por isso nós protestantes não realizamos batismo de crianças pequenas, mas sim as apresentamos e consagramos ao Senhor.

      Excluir
    7. Sandra Alves, no último trecho você pergunta qual a diferença entre batizar alguém com dois meses e vinte anos, e diz que é batismo do mesmo jeito. Na verdade de acordo com as Escrituras não é bem assim, o batismo realizado por João era também chamado de batismo do arrependimento, como pode uma criança de dois meses arrepender-se de algo, ou até mesmo manifestar alguma intenção de reconhecer a Cristo como Senhor e Salvador, por isso nós protestantes não realizamos batismo de crianças pequenas, mas sim as apresentamos e consagramos ao Senhor.

      Excluir
    8. Queridos,antes de subjulgar um ou outro,que já não é nosso papel, deixem de acreditar em doutrinas e estude e examine as escrituras e história que nos pertence,pois a escritura diz que somos inferiores aos anjos e até então somos mortais e passíveis de eros,seria então certo defender os que os homens dizem? e esquecemos do ensinamento que não devemos julgar.deixe-me lembrarmos algo dessde os primeiros (Adão e Eva),O Grande Deus nos criou para adora-lo e o inimigo querendo se iggualar a Deus o único digno,conturbou a verdade de Deus,pois ele disse a Adão eEva não comerás dao fruto da árvore a vida que certamente morrerás, e o anjo caído a induz dizendo "certamente não morreras,isto me deixa claro a tentativa dele de frustar a nossa adoração a Deus,utilizando suas palavras q ele conhece mito bem o querer de Deus ,então siga a Cristo e não a Igreja precisamos dela para batismo e comunhão,então examine as escrituras e a história da humanidade pois elas não são passíveis de erros,querida Sandra que Deus tenha misericórdia da sua vida que não conhece as tentativas da sua igreja de frustar as coisa q provém do Altíssimo desde muitos anos,apenas são um poder político antig que nos tempos de Jesus viram que estavam perdendo poder ,poer perder doutrinários que com seus olhos virão os milagres de Jesus,então para continuar intitucionaram a Cristo em ensinamentos errados e idolatria,mudança das escrituras e contubaram pensamentos,mandamentos e dotrinação abominaões a Deus, peço que estude os comportamentos históricos desta igreja,e se mais precisar estude a última revelação os iluminates e faça uma crítica contrutiva para sua salvação que está em Cristo,não tenho igreja certa mas com estudo das escrituras biblicas e históricas não ainda consegui achar aquela que se encaixe no que seria a Certa ,creio na trindade e na salvação em Cristo mas as falhas humanas nos deixa a desejar pois a igreja é essencial para o batismo e comunhão mas vc não pode ser levado pela massa que se perderá. Pois conheceis a verdade e a verdade vos libertará , enquanto espero direção de cristo mesmo que as contradições das denomiçôes nos deixe no deserto.

      Excluir
    9. Mas a minha dúvida sobre o batismo é se posso me batizar já que sei o que quero não para seguir a igreja mas para servir Deus com os ensinamentos da escritura, na caridade e comportamento e ter comunhaõ mesmo que ainda não achei a que sejá fiel as suas escrituras,pois muitos igrejas então dominadas pela grandeza material,e não espiritual e seguir sendo uma escolha própria de conciência e estudo mesmo que talvez as igrejas possam estar não concordando,mesmo que sei que cada um será julgado no fim, e aí .esperarei uma resposta

      Excluir
  3. Nossa, isso vai me ajudar muito, vou batizar em novembro e agora tenhu certeza do que quero pra mim

    ResponderExcluir
  4. Puxa obrigado mesmo eu vou me batizar amanhã e estava procurando uns estudos aqui na net. Agora eu aprendi tudo o que precisava. Continue assim; com certeza vc vai receber o seu galardão (recompensa de Deus) nos Céus. Jesus te AMA!!

    ResponderExcluir
  5. agora sou serva de deus eu passei pelas águas eu estou muito feliz jesus teamo

    ResponderExcluir
  6. Se o batismo é só um símbolo porque Jesus diz em Mateus 28, 19- Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.E dizer que João não sabia da divindade de Cristo é tamanha ofensa, pois Isabel ao receber Maria em sua casa encheu-se do Espírito Santo e o menino João estremeceu em teu seio, e logicamente Isabel falara de Jesus para o bom precussor João sobre a graça que os visitou. Por fim quem está certo, pois se diz que há Igrejas Evangélicas que professam um tipo de Batismo e outras igual o da Igreja Católica Apostólica Romana, pois se o Fundador primeiro do protestantismo é o Lutero como ocorreu tanta dispersão de doutrina a ponto de se dizer que o batismo é símbolo. E se possível poderia me responder como poderia receber o Batismo nas águas se estiver na UTI ou CTI de um hospital. É claro que estaria lúcido porém com outras deficiências. E como estaria em morro e não morro preciso me batizar.O que fazer irmão uma vez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido amigo, DEUS nos da provações de acordo com nossas forças, provações na qual ele sabe se poderemos ou não vencer, as provações são bençãos, aquele que não tem casa, não tem o que comer, esta enfermo e desde quando nasceu vive na miséria, mais tem uma vida com cristo, pode até passar tudo isso nessa vida mais ele não abandona o nosso SENHOR, DEUS E NOSSO PAI ele terá vida eterna.
      Ninguém falou que a vida seria fácil, mais a bíblia diz que salvo será aquele que aceitar JESUS CRISTO como seu salvador e se batizar para morrer pro mundo e viver pra Cristo.

      Excluir
    2. Caro “Amigo”, graça e paz. O batismo é uma ordenança do Senhor Jesus, assim como a ceia, não confere graça para salvação, somos salvos por crer em Jesus como Senhor e Salvador da nossa vida, é um testemunho público de que tomamos esta decisão e não nos envergonhamos dela. Lembre-se : não só Salvador, mas Senhor de nossa vida.
      Para ser batizado é preciso crer “crer e ser batizado” uma criança ainda não entende a ponto de crer. O próprio Jesus precisou passar pelo momento da idade da razão (Isaias 7:15) para fazer e estabelecer certas coisas.
      Quanto ao fato de estar na UTI ou CTI, como disse, batismo não confere graça, como a exemplo do ex-ladrão na cruz, não foi batizado, apenas creu para salvação e recebeu o batismo espiritual, quando o Espírito Santo passou a habitar em seu ser, e foi salvo, só não pôde expressar publicamente através do batismo, confirmando assim seu testemunho publicamente de morte para o mundo e ressurreição para Deus (significado do batismo); Quando nos batizamos estamos dando um testemunho público para que outros possam crer e expressar neste ato e demonstrar para todos a alegria de ser nova criatura em Cristo e servir a este Deus maravilhoso.
      Lutero não foi o primeiro protestante assim como a igreja católica não foi a primeira igreja. Não vou delongar aqui, mas eis um bom assunto para seu estudo (peça auxilio ao Espírito Santo).
      O verdadeiro cristianismo, começa em Jesus, OS DO CAMINHO, como menciona a bíblia e que veio a ter várias intervenções do estado, atos, anos depois como de Constantino que resolveu fazer obrigatoriedade o ser cristão, trazendo um problema para a igreja verdadeira, etc, etc, etc..
      Jesus te abençoe na caminhada do conhecimento de Deus, revelado pelo Espírito Santo.

      Excluir
    3. me batizei ao 13 anos numa denominaçao ,porem nao sabia o significado ,me batizei porque vi meus amiguinhos indo batizar ,meus pais eram cristaos, so que eles faleceram tem muitos anos e nos desviamos tambem fiquei muitos anos desviada coisa de mais de 15 anos ,agora estou em uma igreja que prega o evangelho e como sou adulta e entendo bem as palavras e o modo de eu entender a palavra de Deus e muito diferente sinto Deus falar comigo ,sinto quando vou errar e tenho dicernimento hoje tanto que resolvi caminhar nas veredade do senhor Deus corretamente , a duvida e , eu preciso me batizar dinovo ? ja que estive no mundo e fiz coisa que nao agrada a Deus e nao tinha dicernimento da primeira vez que me batizei ,ou nao tenho que me batizar,por esta duvida ate hoje nao tomo santa seia ,e fico triste por nao participar , sendo que o problema e somente este

      Excluir
  7. eu ja tava querendo me batizar e agr que aprendi essas regras eu vou me batizar logo eu sei que Deus me espera na casa dele e vou fazer tudo o que tiver ao meu alcançe para servir ao meu senhor até depois da morte brigada pela dicas.

    ResponderExcluir
  8. Foi bom saber a importância do batismo!obrigada

    ResponderExcluir
  9. para se batizar é presciso ser casado ? qual a relaçao batismo casamento?

    ResponderExcluir
  10. Me batizei com 11 anos ja na igreja evangélica, mas não tinha conciencia do ato, devo me batizar novamente?

    ResponderExcluir
  11. Bom, eu vou me batizar mês que vem e aprendi muitas coisas que não sabia, só queria que tivesse a opção de mostrar o que devemos ou não fazer

    ResponderExcluir
  12. Bom, eu vou me batizar mês que vem e aprendi muitas coisas que não sabia, só queria que tivesse a opção de mostrar o que devemos ou não fazer

    ResponderExcluir
  13. MUITO BOM!! GOSTEI, MUITO BEM ELABORADO, ESCLARECEDOR. CREIO QUE FICA DIFÍCIL PERMANECER ALGUMA DÚVIDA COM RELAÇÃO AO BATISMO BÍBLICO DEPOIS DE VER ESSE ESTUDO. QUE DEUS CONTINUE A ILUMINAR O ENTENDIMENTO. PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  14. MUITO BOM!! GOSTEI, MUITO BEM ELABORADO, ESCLARECEDOR. CREIO QUE FICA DIFÍCIL PERMANECER ALGUMA DÚVIDA COM RELAÇÃO AO BATISMO BÍBLICO DEPOIS DE VER ESSE ESTUDO. QUE DEUS CONTINUE A ILUMINAR O ENTENDIMENTO. PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  15. Se você se batizou com 11 anos de idade e crer que o seu batismo nas águas foi válido e se você se sente bem e você acha nenhuma necessidade de se batizar de novo então você não se batize novamente. ok. entendido.

    Mas se você deseja de todo coração se batizar novamente por ter se batizado tão novo fale com o seu pastor da Igreja para ele avaliar a sua situação e decidir o que é melhor para você ok

    ResponderExcluir
  16. O que noto, é que poucos só usam o termo EVANGÉLICO por modismo... pois pouco seguem A BOA NOVA, a maioria se inspira em livros do Antigo Testamento, e Cristo veio para dar NOVA VISÃO sobre leis, sobre comportamento, sobre sociedade e principalmente SOBRE AMAR O PRÓXIMO. E isso que é bom, vejo bem pouco. O batismo em águas era ANTES de Cristo! Estudem a bíblia, antes de caírem em conversas, tudo bem que o desespero nos leva a prática de absurdos, mas... cuidado pessoas. Igrejas não salvam, quem salva é Deus que é o pai, filho e espírito santo... a SANTÍSSIMA TRINTADE!
    DISSE JOÃO:
    "E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo."
    Mateus 3:11

    ResponderExcluir
  17. Nossa!!! Lí alguns comentários e ví que as opiniões se dividem...sou evangélica e batizada nas águas. Aprendí que o batismo simboliza uma aliança com Jesus. "Onde fomos, pois sepultados com ele na morte pelo batismo; para que como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidades de vida". E somente aqueles cujo tem responsabilidades pelas suas ações devem tomar tamanha decisão em ser modelo de Cristo. Batismo significa uma confirmação do ato profético de confissão à Jesus. Não há nenhuma confirmação de batismo nas águas em crianças na bíblia. Pois como uma criança poderá ser dona de suas ações e ter ela o compromisso e entendimento para renunciar a prática do pecado, para viver em cristo.

    ResponderExcluir
  18. Nossa!!! Lí alguns comentários e ví que as opiniões se dividem...sou evangélica e batizada nas águas. Aprendí que o batismo simboliza uma aliança com Jesus. "Onde fomos, pois sepultados com ele na morte pelo batismo; para que como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidades de vida". E somente aqueles cujo tem responsabilidades pelas suas ações devem tomar tamanha decisão em ser modelo de Cristo. Batismo significa uma confirmação do ato profético de confissão à Jesus. Não há nenhuma confirmação de batismo nas águas em crianças na bíblia. Pois como uma criança poderá ser dona de suas ações e ter ela o compromisso e entendimento para renunciar a prática do pecado, para viver em cristo.

    ResponderExcluir
  19. Só para curiosidade das pessoas. Devemos examinar as escrituras pois elas atestam que o batismo tem um importancia muito grande na vida de um cristão. O batismo não é só um formalismo dizendo que você aceitou cristo publicamente. O batismo é um pré-requisito para a salvação da pessoa pois sem perdão de pecados não existe salvação. pois em atos 2:38 pedro diz: "Arrependeivos e cada um de vós seja batizado EM NOME DE JESUS CRISTO para o perdão de vossos pecados e recebereis do dom do espírito santo. sabemos que a ordenança de JESUS em mateus 28:19 diz - "Ide, fazei discípulos batizando-os em NOME do PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO, mas, percebam que isto é uma ordem que é executada em atos 2:38. Por que os apóstolos fizeram diferente da ordem que JESUS deixou? Porque eles entenderam que este é o nome de DEUS, pois está escrito em joão 17:11 - "Agora , não ficarei muito mais no mundo, mas estes ainda estão no mundo, e Eu vou para ti. Pai Santo, protege-os em Teu nome, O NOME QUE ME DESTE, para que sejam um assim como somos um, portanto aí o filho afirma que o seu nome foi dado pelo pai e que o nome do pai é JESUS irmãos, como é afirmado também em HEBREUS 1:4 – Tornando-se tão superior aos anjos quanto HERDOU mais EXCELENTE nome do que eles. Vejam que ele HERDOU o nome e o nome é excelente, portanto o nome só pode ser do PAI. ou seja o nome do pai é JESUS. por isso os apóstolos batizavam em nome de JESUS pois este é o nome que lava nossos pecados. Se este nome não for invocado sobre você no seu batismo, você não tem perdão de pecados.

    ResponderExcluir
  20. Quando somos crianças não sabemos nada e tanto que são os pais quem nos leva e escolhem padrinhos.Permanecem a vontade dos pais apenas

    ResponderExcluir
  21. Quando somos crianças não sabemos nada e tanto que são os pais quem nos leva e escolhem padrinhos.Permanecem a vontade dos pais apenas

    ResponderExcluir
  22. Depois de frequentar a igreja evangélica por nove anos decidi me batizar mais precisamente em 06/09/2016 desde entao minha vida tem passado por muitas tribulação mesmo situação de humilhação vergonha em todas as areas da minha vida.
    Sera que por causa do batismo.

    ResponderExcluir
  23. Depois de frequentar a igreja evangélica por nove anos decidi me batizar mais precisamente em 06/09/2016 desde entao minha vida tem passado por muitas tribulação mesmo situação de humilhação vergonha em todas as areas da minha vida.
    Sera que por causa do batismo.

    ResponderExcluir
  24. Porque que a congregação cristã não aceita o batismo de outra igreja evangelica, mesmo sabendo que tal batismo também foi feito sobre emersão nas aguas?

    ResponderExcluir
  25. Porque que a congregação cristã não aceita o batismo de outra igreja evangelica, mesmo sabendo que tal batismo também foi feito sobre emersão nas aguas?

    ResponderExcluir
  26. Venho aqui dar meu testemunho como novo convertido escolhido por Deus, por que por Deus em um dia fui levado por um irmao que ja vinha me levando em cultos e batismos ate que um dia fui em um batismo. eu ja sabia que a intensao dele e que eu me batiza-se mas eu com minhas certesas e incertesas falei olha irmao nao vim aqui tomar banho de piscina e afirmei que se eu nao fosse escolhido ou algo me fizesse sentir eu nao e batizaria e fiquei ali em oraçao falando com Deus e pedia pra ele uma confirmaçao e continuei em oraçao algo me tocou na pimeira ves nao sei explicar mas foi diferente de tudo que eu ja havia sentido em outras ocasioes mas fiquei ali em oraçao e falando com Deus eu perguntava a ele que eu iria me batizar se ele me ajuda-se nessa nova vida que eu ia ter que precisaria muito de sua ajuda por isso fiquei em oraçao esperando essa segunda confirmaçao ate que em um momentos senti o segundo toque eu chamo assim outros falam em escolhido bom tenho pouco estudo mas sempre tive Deus na minha vida apesar de ter feito tantas coisas ruins ainda assim nunca deixei de crer em Deus e foi nesse dia que sentindo esse toque ou escolha dele so sei que senti ele me confirmar dizendo filho vai la que depois te ajudarei a seguir esse caminho olha desci confiante de que ele me ajudaria a ficar firme na FE .entao depois desse dia minha vida tomou um novo rumo em tudo no meu modo de agir no meu modo de viver e digo uma coisa sinto seu espirito 24 horas por dia me cuidando me alertando dos perigos do mundo a saber nao do mundo por que o mundo nao tem nada haver com isso mas com ser humano que vem destruindo esse mundo que nos alimenta e nos da tudo que precisamos mas assim ele me alerta a cerca de tudo que o ser humano vem fazendo nao todos mais a maioria vem fazendo coisas ruins que fazem mal pra gente e pra todos nos sao os ser humanos sem cultura sem estudo mas que precisam de nossas orçaoes me alerta ore por eles que nao sabem o que fazem mas fazem coisas que nao convem e fases oque eu eu te peço que e pregar o evangelho a todo mundo e tudo o que esta escrito no meu Evangelho.Hoje vou levando minha vida na FE nao confiando em homens ( maldito o homem que confia no homem )mas em Deus aquele que me chamou pra seguir com ele e que hoje me da essa segurança mas ja aviso nao tem igreja ou denominaçao que faça desviar do meu objetivo que e garntir minha salvaçao e fazer a obra do Senhor.se fazer cumprir seu mandamentos seja la onde Deus me mandar vou falar dos mandamentos eu vou falar e ninguem pode me impedir de pregar o que os mandamentos de Deus me dizem posso ate ter falado algo que nao convem mais e assim que me sinto hoje um servo fiel que vai levar a verdadeira palavra do senhor que esta escrita nas Sagradas Escrituras se alguem achar conveniente descordar de mim tera livre arbitrio pra falar mas ja adianto que estara falando de uma pessoa do mundo mas de uma pessoa que descidiu seguir o chamado de Deus pra essa obra entao se falar de mim estara falando de Deus que e meu Pai que esta no Ceu olhando por mim e me guiando pelo seu caminho.(DESCULPA OS ERROS DE ORTOGRAFIA ) mas como ja disse tenho pouco estudo uso o que eu tenho em maos, mas creia em Deus de todo seu coraçao e vera o agir de Deus em sua vida.

    ResponderExcluir
  27. Bom, existe 2 tipos de batismo, batismo nas águas e batismo no Espírito Santo,pra você se batizar no Espírito Santo precisa primeiro ter se batizado nas Águas, mas o batismo no Espírito Santo só Deus que pode te batizar, única forma de se batizar no Espírito Santo é se arrependendo mesmo dos pecados, ter amor ao próximo, orar constantemente, você só vai saber se foi batizado no Espírito Santo quando você sentir ele em você, voce começar a falar em mistérios, ou melhor, em línguas.

    ResponderExcluir
  28. Bom, existe 2 tipos de batismo, batismo nas águas e batismo no Espírito Santo,pra você se batizar no Espírito Santo precisa primeiro ter se batizado nas Águas, mas o batismo no Espírito Santo só Deus que pode te batizar, única forma de se batizar no Espírito Santo é se arrependendo mesmo dos pecados, ter amor ao próximo, orar constantemente, você só vai saber se foi batizado no Espírito Santo quando você sentir ele em você, voce começar a falar em mistérios, ou melhor, em línguas.

    ResponderExcluir
  29. Para noivar e preciso ja esta batizado!?
    Estou convertido a alguns meses e pretendo noivar com minha namorada, gostaria de saber se é preciso ter sido batizado antes, Ela ja é batizada.

    ResponderExcluir