sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

MULHER CANANÉIA





Mateus 15:21-28.

“Saindo daquele lugar, Jesus retirou-se para a região de Tiro e de Sidom. Uma mulher Cananéia, veio a ele, gritando:“Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito”.Mas Jesus não lhe respondeu palavra. Então seus discípulos se aproximaram dele e pediram: “Manda-a embora, pois vem gritando atrás de nós”.Ele respondeu: “Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel”.A mulher veio, adorou-o de joelhos e disse: “Senhor, ajuda-me!”Ele respondeu: “Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-los aos cachorrinhos”.Disse ela, porém: “Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos”.Jesus respondeu: “Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja”.E naquele mesmo instante a sua filha foi curada”.


- SUA ORIGEM:

Embora sendo grega ,morava e era considerada como sendo cananéia, pela cultura e língua que adotara.
Ou seja, ela era uma mulher de origem siro-fenícia,de nacionalidade Grega.
Em outras palavras, era uma gentia. A mulher Cananéia era indigna.
Não fazia parte do rebanho de Israel.
Não temos informação do seu estado civil, se era mãe-solteira, casada, viúva, ou separada.
Era considerada uma mulher sem nenhum valor.

- SEU PROBLEMA :

Sua filha sofria terrivelmente em função de possessão demoníaca. Era uma tortura para a mulher; pois sentia a dor da filha e não podia fazer nada sobre o problema.
-Toda mãe, à partir do momento que sabe que espera um filho, passa a lutar por ele.
Após o nascimento, não se lembra mais da dor; tanto que a dor do parto é chamada "Dor esquecida".
Toda mãe deseja que seus filhos sejam bem sucedidos em todas as áreas da sua vida.
Querem que os filhos sejam motivo de orgulho e de prazer.
Nenhuma mãe deseja ter um filho que dê trabalho para a sociedade,que seja um fracassado nos estudos, que seja um de viciado,um drogado.O que dirá um filho possesso de demônios.

- SEU OBJETIVO:

Buscar a cura ,a libertação para sua filha .
Seja qual for o problema que você esteja enfrentando.Tenha um objetivo.Vá de encontro com o seu objetivo.Vá de encontro com o seu milagre.Busque o sobrenatural.Deus te fará triunfar.”NÃO DESISTA DO SEU OBJETIVO”.

- QUALIDADES QUE A LEVARAM A CONQUISTAR O MILAGRE :

1)Tinha um coração quebrantado:

Tinha o coração aberto para receber o seu milagre.
Já ouvira falar de Jesus,dos milagres que ele operou,das curas maravilhosas que ele realizou.
É necessário para homem ouvir falar de Jesus,conhecer Jesus,saber quem é Jesus e o que ele pode fazer pela vida do homem.
Romanos 10.17 – “De sorte que a fé vem pelo ouvir e ouvir pela palavra de Deus”.
Muitos rejeitam o amor de Jesus.Rejeitam a sua palavra e passam a vida inteira em angústia e sofrimento.
Mas a palavra do Senhor nos diz que ele é maravilhoso,conselheiro,Deus forte,pai da eternidade e príncipe da paz.
Ele quer operar maravilhas na tua vida,nos momentos bons e ruins da vida ele é conselheiro amigo e fiel,Deus forte e poderoso nas adversidades da vida,vencedor de qualquer batalha,pai da eternidade,com quem você deseja ter uma eternidade?É ele que nos dá a plena paz, porque Jesus é o príncipe da paz..

2) Clamava sem cessar:

“Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!
.O clamor é ouvido por Jesus: (Jo 14.13-14) "Pedirdes em meu nome, eu o farei ".
.O clamor é incentivado pelo Espírito Santo: (Rm 8.26) " ". E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
. O clamor traz paz e refrigério para vida do homem.(Salmo 120.1) Na minha angústia clamei ao SENHOR, e ele me ouviu.
. O clamor opera milagre.(ll Samuel 1.10-11) Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente.
E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.

3) Tinha discernimento:

“Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito”.
Discernir significa perceber, distinguir ou diferenciar.
É preciso buscar o discernimento de espírito. Existe um verdadeiro campo de batalha do bem contra o mal, da justiça contra a injustiça.É necessário buscarmos revestimento para sabermos discernir o bem do mal,o certo do errado,o que é Deus e o que não é. (Efésios 6.11-12), "Revesti-vos de toda armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e, sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, O discernimento é essencial no processo de tomar decisões sábias. A Bíblia diz em Tiago 1:5 “Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada.”


4) Não desistiu de caminhar:

Mas Jesus não lhe respondeu palavra.Então seus discípulos se aproximaram dele e pediram: “Manda-a embora, pois vem gritando atrás de nós”.
Muitos tentam nos fazer desistir.Um clamor sincero incomoda.Abala o inferno.

Como é difícil quando a única coisa que ouvimos de Deus é seu silêncio .Muitas pessoas deixam de caminhar quando estão passando por um deserto.Deus não se afasta do homem, mas as vezes ele mantem-se calado. Esses momentos de silêncio servem para testar o coração de seus filhos e para ver se há fé suficiente para receberem um milagre. Lembre-se , (Salmo121.4-8) Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita.
O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.O SENHOR te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.Seja qual for o teu problema Deus estará sempre ao teu lado,para fazer o melhor para você.O silêncio de Deus molda o nosso caráter,nos ensina a ter mais confiança,a buscar mais,nos ensina a depender mais de Deus e ser mais grato a ele.Imagine se esta mulher tivesse parado ,quando Jesus calou.Quão grande seria a distancia que ela estaria de Deus?Quanto tempo ela perderia ,de ver mais breve a sua vitória.
Imagine se Jairo tivesse desistido de caminhar porque a multidão era muito grande e sua filha já estava praticamente morta .Ele não veria o milagre da vida acontecer na vida de sua filha .
Meu irmão Jesus está caminhando juntinho de você!!!Sabe porque ele te ama!!

5) Adorou a Deus:

Ele respondeu: “Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel.
A mulher veio, adorou-o de joelhos e disse: “Senhor, ajuda-me!”
Ainda que as circunstâncias sejam difíceis,adore ao Senhor.

Adoração é uma honra que se presta a Deus, em virtude do que Deus é e do que significa para os que o adoram.Está claro que é dever do homem adorar a Deus. A palavra de Deus nos diz:

. Os anjos O adoram (Ne 9.6) ‘Só tu és SENHOR; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora.

. Os Seus santos O adoram.

. Todos os homens são chamados a dar glória a Deus e a adorá-lo (Ap 14.7).”Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.”

. E dentro em breve tudo que há sobre a terra O adorará (Sl 86.9) Todas as nações que fizeste virão e se prostrarão perante a tua face, Senhor, e glorificarão o teu nome.
Porém, enquanto os anjos honram a Deus segundo a verdade, porque sabem quem Ele é, os homens também devem procurar conhecê-lo e adorá-Lo, não apenas exteriormente, mas sim com o coração, uma honra que procede dos sentimentos de amor do homem para com Deus.
A palavra do Senhor nos diz que : (Jo 4.23,24) “A hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim O adorem. Deus é Espírito, e importa que os que O adoram, O adorem em espírito e verdade.”
Adore a Deus ,com o seu coração contrito e quebrantado.coloque a tua oferta de adoração no altar do Senhor.Adore a ele como oferta de gratidão por tudo que ele tem feito na sua vida ,no seu lar ,na sua família e o adore por tudo que ele ainda irá fazer.Diga parara ele “Eu te adoro Deus!”

6) Humilhou diante do Senhor:

“Ele respondeu: “Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-los aos cachorrinhos”.Disse ela, porém: “Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos”.
A humildade é preciosa aos olhos de Deus e revela que quem a possui é mais e mais abençoado e agraciado com os cuidados de Deus. A humildade conserva a alma na tranqüilidade e mesmo em meio às dificuldades do dia a dia gera a paciência nos momentos de dificuldades possíveis.
Humildade é “um sentimento que leva a pessoa a reconhecer suas próprias limitações; é a ausência de orgulho”. (Fp 2.3 )“Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes...”.
A humildade é um sentimento de extrema importância no coração do homem que procura santificar-se, na realidade, sem esta evidência do caráter de Cristo, é impossível servir integralmente a Deus .
(Tg 4.10) “Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará”.

7)Teve fé:

Jesus respondeu: “Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja”.E naquele mesmo instante a sua filha foi curada”.
Hebreus 11:6 – “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam."

A palavra de Deus nos fala acerca de pessoas que tiveram fé e alcançaram grandes vitórias ,milagres, curas,viram o sobrenatural de Deus acontecer.

Testemunhos de fé:

O CENTURIÃO DE CAFARNAUM

MATEUS- 8:5 À 10
E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe,
E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado.
E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde.
E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar.
Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz.
E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.
Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus;
E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Então disse Jesus ao centurião: Vai, e como creste te seja feito. E naquela mesma hora o seu criado
sarou.


O CEGO DE JERICÓ.

MARCOS. 10:46 à 52
Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando.
E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!
E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!
E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que Ele te chama.
E ele, lançando de si a sua capa, ( Ação; deixou de ser mendigo, deixou o velho homem) levantou-se, e foi ter com Jesus.
E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.(visão espiritual,)
E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.( Jesus é o Caminho da Verdade, e Luz para aquele que está em trevas)


A MULHER COM FLUXO DE SANGUE.

LUCAS- 8:43 à48.
E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada,
Chegando por detrás dele, tocou na orla do seu vestido, e logo estancou o fluxo do seu sangue.( a mulher estava morrendo)
E disse Jesus: Quem é que me tocou? E, negando todos, disse Pedro e os que estavam com ele: Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou?
E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude.(vida)
Então, vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo e, prostrando-se ante Ele, declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como logo sarara.
E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz.

ESTÊVÃO E FELIPE.

ATOS. 6:4 à 8-
Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.
E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia;
E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.
E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé.
E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.

Hebreus- 10:38- Mas o justo viverá da fé. E, se ele recuar,a minha alma não tem prazer nele.

A fé cristã é uma confiança completa em Jesus Cristo.
Aquela mulher teve fé.Uma fé tão profunda, que gerou um grande amor pela filha (AINDA QUE ESTAVA HORRIVELMENTE ENDEMONIADA)e a fez alcançar a sua libertação e a sua salvação..
Tenha fé , Jesus fará o seu milagre.
“Senhor, sei que podes fazer o que te peço, independentemente da resistência que eu enfrente. Sei que tu és o Deus dos milagres”.

2 comentários:

  1. ótima sua analise, vou usar como base pra minha pregação em uma das missões da nossa igreja.

    ResponderExcluir
  2. bom o seu estudo mas esta mulher trazia uma maldiçao lançada por Noé apos o diluvio, Noé embriagou-se e seu filho Cam ao contrario de Jafe e Sem invadiu a privacidade do pai que dançava nu, e deu muitas gargalhadas, Jafe e Sem tamparam o rosto e o cobriram com uma capa, e ja sobrio Noé amaldiçoa seu filho Cam e seu neto Canaã (Genesis 9:21) essa mulher levantou-se com muita fé e quebrou essa maldiçao que vinha de varias geraçoes, abraços espero ter somado a fe dos irmaos

    ResponderExcluir