segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

NECESSITAMOS DA PRESENÇA DE DEUS




Referência: Êxodo 33.1-23


INTRODUÇÃO

A maior necessidade da igreja não é das bênçãos de Deus, é de Deus. O Deus das bênçãos é melhor do que as bênçãos de Deus. O evangelho moderno ensina que é Deus quem está a serviço do homem e não o homem a serviço de Deus. O foco mudou. Não é mais Deus que é a medida e o fim de todas as coisas, mas o homem que é a medida de todas as coisas. Hoje o homem trocou Deus pelas dádivas de Deus. As pessoas querem a salvação e não o salvador. Querem os dons e não o doador.Querem coisas e não Deus.
No passado, a presença de Deus era a coisa mais importante que o povo de Deus buscava. Deus apareceu para Moisés no deserto numa sarça. A glória de Deus se manifestou e Moisés caiu com o rosto em terra. A presença de Deus revelou-se poderosa no Egito e quebrou o poder dos deuses e o orgulho de Faraó.O povo foi liberto pelo sangue do Cordeiro e protegido pela presença de Deus na coluna de fogo e na coluna de nuvem. A nuvem era o símbolo da presença de Deus. A presença de Deus dava direção de dia e proteção à noite. Mas, houve um dia em que a presença de Deus foi embora do arraial de Israel. O povo pecou e o pecado fez separação entre nós e o nosso Deus. A maior tragédia do pecado é que ele afasta de nós a presença de Deus.Deus disse para Josué que não seria mais com o povo, enquanto houvesse pecado no arraial de Israel.Quando os filhos de Eli pecaram contra Deus, a arca, símbolo da presença de Deus foi roubada e a glória de Israel, a presença de Deus, se apartou do povo.No tempo de Ezequiel a glória de Deus se afastou da cidade, do templo, do monte e o povo foi levado ao cativeiro.


I. A SUPREMA IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA DE DEUS NA IGREJA

A igreja necessita em todos os momentos da presença de Deus. Nossas vidas serão vazias, nossos cultos sem vida, nossas músicas sem unção e nossas mensagens mortas se Deus não estiver presente.Muitas vezes, confundimos a onipresença de Deus com a presença manifesta de Deus.Deus está em toda parte, mas Deus não está em toda parte com a sua presença manifesta.Quando Deus está entre o seu povo isso é notório, como quando Jacó acordou em Betel.(Gênesis 28.10-22)A palavra de Deus nos diz que Jacó sonhou. Ele viu uma escada que ia da terra até o céu, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. O SENHOR Deus estava ao lado dele e disse: - Eu sou o SENHOR, o Deus do seu avô Abraão e o Deus de Isaque, o seu pai. Darei a você e aos seus descendentes esta terra onde você está deitado. Os seus descendentes serão tantos como o pó da terra. Eles se espalharão de norte a sul e de leste a oeste, e por meio de você e dos seus descendentes eu abençoarei todos os povos do mundo. Eu estarei com você e o protegerei em todos os lugares aonde você for. E farei com que você volte para esta terra. Eu não o abandonarei até que cumpra tudo o que lhe prometi. Quando Jacó acordou, disse assim: "De fato, o SENHOR Deus está neste lugar, e eu não sabia disso."

- Quando Deus se faz presente na igreja,tudo é diferente:
Á alegria, a renovo ,a unção,a salvação,a batismo com Espírito Santo,a dons espirituais,a verdadeira adoração.

2. O PECADO AFASTA A PRESENÇA DE DEUS DO MEIO DO SEU POVO

O QUE LEVA O HOMEM A PECAR:

- O ESQUECIMENTO:

O HOMEM ESQUECE DO PODER DE DEUS

O HOMEM ESQUECE DA BONDADE DE DEUS

O HOMEM ESQUECE DAS PROMESSAS DE DEUS

O HOMEM ESQUECE DO AMOR DE DEUS

(dt.6.12)Guarda-te, que não te esqueças do SENHOR, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.
(sl.50.22)Ouvi pois isto, vós que vos esqueceis de Deus; para que eu vos não faça em pedaços, sem haver quem vos livre.
(sl.103.2)Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.


- A IMPACIÊNCIA:

LEVA O HOMEM PERDER A VISÃO

LEVA O HOMEM A PERDER A COMUNHÃO

LEVA O HOMEM A PERDER A CONFIANÇA

LEVA O HOMEM A PERDER A FÉ

(Exodo 32.1.4)Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu.
E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos.
Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão.
E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.

O povo sentiu a ausência de Moisés. Onde estava firmada a fé do povo? Perderam a fé palpável; e construíram um ídolo feito por mãos dos homens,um Bezerro.Entregaram ao pecado, bebedeira, danças. Rebelaram-se contra Deus. Abandonaram a Deus e depressa se desviaram do seu caminho. Por terem abandonado a Deus e se curvado diante de um ídolo, imediatamente sucumbiram na decadência moral.

- A FRAQUESA:

O HOMEM SE TORNA FRACO QUANDO PARA DE ORAR

O HOMEM SE TORNA FRACO QUANDO PARA DE VIGIAR

O HOMEM SE TORNA FRACO QUANDO PARA DE CONSAGRAR

O HOMEM SE TORNA FRACO QUANDO FAZ OS DESEJOS DA CARNE

(Exodo 32.6)E no dia seguinte madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se a comer e a beber; depois levantou-se a folgar.


3. O PECADO PROVOCA A IRA DE DEUS CONTRA SEU PRÓPRIO POVO
A pior coisa que pode acontecer ao povo de Deus: é Deus se afastar dele. Se Deus é por nós, quem será contra nós, mas e se Deus não for conosco,quem irá,um deus morto,Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem.Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram.Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.(sl.115)

- Deus disse que iria se retirar e se retirou.
- A nuvem desapareceu.
- A coluna de fogo sumiu.
- Os sinais visíveis da presença de Deus desapareceram.

4- O ARREPENDIMENTO RESTAURA A COMUNHAO COM DEUS

A restauração da igreja começa quando o homem começa a buscar a Deus com o coração contrito e quebrantado.Um coração derretido na presença de Deus. Sem oração, a skekiná da glória de Deus não desce sobre o povo.
A palavra do Senhor nos diz que Davi peca contra Deus e agora ele fica apavorado porque se lembra do que aconteceu com Saul, por causa do pecado e da rebeldia. Davi tinha visto este grande homem de Deus se acabar; o tinha visto enlouquecer quando a presença de Deus o deixou. Davi sabia como era o fim de um homem que perde a presença de Deus. Tinha visto o espírito maligno que possuiu Saul. Então Davi gritou: "Ò Deus,conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim! Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito" (Salmo 51: 3, 10,11).

Não basta apenas, deixar o pecado,é preciso ansiar ardentemente pela volta da presença de Deus –
(Exodo 33.7.8)- E tomou Moisés a tenda, e a estendeu para si fora do arraial, desviada longe do arraial, e chamou-lhe a tenda da congregação. E aconteceu que todo aquele que buscava o SENHOR saía à tenda da congregação, que estava fora do arraial.
E acontecia que, saindo Moisés à tenda, todo o povo se levantava, e cada um ficava em pé à porta da sua tenda; e olhava para Moisés pelas costas, até ele entrar na tenda.
• Moisés estava ansioso para que a presença de Deus retornasse. Assim, ele estabeleceu um lugar de oração. Ele não pressionou. Era espontâneo (33:7): “Todo aquele que buscava ao Senhor saia à tenda da congregação”. Nem todos foram à tenda da congregação. Mas houve pessoas que sentiram o mesmo desejo que Moisés sentiu e foram buscar a presença de Deus.
• Outros não foram à tenda para orar, mas viram os que tinham fome da presença de Deus entrando na tenda .
v.33.8- E acontecia que, saindo Moisés à tenda, todo o povo se levantava, e cada um ficava em pé à porta da sua tenda; e olhava para Moisés pelas costas, até ele entrar na tenda.
Não espere que toda a igreja tenha a mesma fé ou busque a Deus da mesma maneira que você.Venha você e verá que todos serão impactados.
Moisés buscava a Deus continuamente.Ele era um homem de oração. Mesmo diante da crise espiritual do povo, ele mantinha a sua vida íntima de oração.Deus falava com Moisés face a face. Moisés tinha intimidade com Deus. Na oração, não somente Moisés falava com Deus, mas Deus também falava com Moisés. Oração não é um monólogo, mas um diálogo com Deus.
v.33.11 – E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo;

Moisés queria conhecer a Deus na intimidade.
v.33.13 – Rogo-te que me faças saber neste momento o teu caminho, para que te conheça e ache graças aos teus olhos.

Ele quer restabelecer a honra da igreja
v.33.13 – “E considera que esta nação é o teu povo.”

Ele quer ver a glória de Deus –
v.33.18 – “Então, ele disse: “Rogo-te que me mostres a tua glória.”

Quando nos humilhamos diante da presença de Deus , e reconhecemos os nossos pecados e clamamos a Deus pela sua presença ,pelo seu perdão,Deus nos recebe de braços abertos As sua misericórdias são renovadas em nossas vidas, a nossa comunhão é restaurada.
É tempo de nos concertarmos com Deus.De termos uma vida mais santificada,mais purificada diante da tua presença.Do que adianta ganhar o mundo todo e perder a presença de Deus.Adquirir riquezas terrenas e perder o céu de glória.
A glória de Deus foi manifestada em Jesus. “E o verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (Jo 1:14). E ele prometeu: “Eis que estarei convosco todos os dias até a consumação do século” (Mt 28:20).

2 comentários:

  1. A paz do senhor amados, sou missionaria e amo o que faço, não me prendo a titulos essas coisas nos afasta de Deus. é preciso fazer a obra de Deus com amor, reconhecer sempre que erramos e que precisamos de Deus, que somos dependente dele, que precisamos dos nossos irmãos. Deus disse para a mulher adultera: vai, e não peques mais, e hoje muitos estão fracassados porque não tomam posse dessa palavra e de minuto em minuto repete o erro.
    Temos que estarmos sempre buscando a presença de Deus e deixar de servir ao mundo e a Deus ao mesmo tempo, pois ele não se agrada disso e é claro que vamos sofrer as consequências.Na minha igreja um pastor deu um tapa no filho e ele caiu, eu chamei a atenção dele, e ele se revoltou comigo, depois chamei o menino e perguntei: filho, seu pai faz sempre isso? o menino respondeu: o senhor não viu nada pastor, meu pai bate em mim, e na minha mãe, e tem mais, ele gosta de assistir novelas, canta musicas do mundo e de palavrão, e também dança pagode.Mas quem somos nos para julgar, são esses pecados que afasta o homem de Deus, e na medida que vamos deixando o pecado estamos sendo justo.

    ResponderExcluir
  2. O homem está voltado para as coisas do mundo, na igreja está havendo ambição, o homem está abrindo igrejas e igrejas mas pensando no dinheiro que vai sobrar para ele. Jesus pregava pelas ruas montes e lugares desertos, hoje o homem vive explorando os fiéis para construir igrejas e fazer templos luxuosos, quando estou andando pelas ruas e vejo as igrejas luxuosas, o Espirito Sando fala comigo assim: Não ficará pedra sobre pedra.
    Devemos pregar o evangelho em todos os lugares e não em um lugar só, devemos deixar a congregação um pouco e ir para a rua, para os hospitais, devemos socorrer as viúvas e os órfãos essa é a verdadeira obra de Deus. Muita gente fica dentro da igreja a semana toda e diz que está fazendo a obra, que obra é essa?, não é isso que está escrito na palavra de Deus.A igreja precisa dar as mãos precisa se unir, precisa orar mais precisa deixar o pecado, deixar de se preocupar com o que vai vestir e fazer o ide de Jesus.
    Estamos vivendo no mundo aonde a maior parte dos cristãos estão voltados para bens materiais riquezas é um dom de Deus é claro, mas muitos estão usando para humilhar e pisar os irmãos,mas eles se esquecem que Deus pode virar tudo, porque ele é Deus e sem ele ninguém pode viver.
    Por causa do pecado existem muitos enfermos e acamados porque não praticam nem vivem o que pregam. Eu estou no evangelho há mais de 15 anos e cada dia o senhor me ensina a amar minha familia, meu esposo, meus dois filhos adultos, minha nora e meu netinho de cinco anos, e um menino Luan que está com 12 anos o qual criei na presença de Deus desdos 8 meses de idade.Agradeço a Deus por meus 39 anos de casada, e por ter meus filhos ao meu lado, por ter a compreenção do meu esposo,e por Deus ter me ensinado tudo isso, quando queremos mudar Deus muda.

    ResponderExcluir