domingo, 29 de maio de 2011

O CENTURIÃO DE CAFARNAUM (Mateus 8.5-13)



5- E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe,
6- E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado.
7- E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde.
8- E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar.
9-Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz.
10- E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.
11- Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus;
12-E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
13-Então disse Jesus ao centurião: Vai, e como creste te seja feito. E naquela mesma hora o seu criado sarou.


Meditando neste texto bíblico, podemos ver a grandesa da palavra revelada para as nossas vidas. Vamos conhecer qualidades que fizeram a diferença na vida de um homem e com isso experimentarmos também grandes milagres diante do nosso Deus.
A palavra do Senhor nos diz que Jesus entra na cidade de Cafarnaum e chega junto dele um centurião, clamando:- Senhor o meu criado está lá em casa, paralítico e violentamente atormentado.
Veja bem as condições que estava este criado: paralítico e violentamente atormentado. Estava com dois tipos de doença. A primeira é a doença do corpo,ele estava paralítico,ou seja está debilitado,não pode andar.A segunda uma doença ainda maior ,a doença da alma ,a bíblia diz que aquele criado estava violentamente atormentado,ou seja ele estava vivendo em tortura,em aflição,em tormento.
Vejamos que seria muito simples resolver o problema daquele centurião. Ele podia simplesmente mandar aquele criado embora.Não é assim que acontece no cotidiano da vida do ser humano.Na vida da maioria das pessoas.Ninguém quer se envolver com os problemas dos outros,com as dificuldades dos outros.O trabalhador por melhor que seja só tem ultilidade enquanto está produzindo o que o patrão deseja e necessita.
Mas ali estava um homem diferente. Com atitudes e gestos que fazem a diferença.Com qualidades que são praticamente extintas nos dias de hoje.
Podemos ver a primeira qualidade do centurião de Cafarnaum:

- COMPAIXÃO:

O Senhor Jesus foi exemplo de compaixão, amor e misericórdia para com a vida do homem. A bíblia nos relata que por onde Jesus passava ele curava, libertava, alimentava a multidão faminta,saciava a sede dos sedentos,porque tinha compaixão do aflito e do necessitado.
A palavra de Deus nos conta que certo doutor da lei, vai até Jesus e começa a tentá-lo dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?E Jesus lhe responde: como está escrito na lei?E ele responde:- Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de toda a tua força e de todo o seu entendimento. E amarás o teu próximo como a ti mesmo.Jesus lhe diz:- Faze isto e viverá.Mas aquele homem querendo justificar a si mesmo ,diz a Jesus:Quem é o meu próximo? E Jesus lhe conta uma parábola. Descia um homem de Jerusalém para Jericó,e os salteadores o pegaram,o espancaram,roubaram o que ele tinha,fugiram e o deixaram quase morto.Passou um sacerdote naquele caminho viu o homem e não fez nada.Passou naquele mesmo caminho um levita,viu também aquele homem e também nada fez.Passou um Samaritano,que ia de viajem,chegou perto e vendo que o homem estava machucado,ferido,a beira da morte,moveu-se de intima compaixão.Ele se aproximou,cuidou das suas feridas,colocou-o sobre o cavalo,levou-o para uma instalagem e cuidou dele.No outro dia antes de ir embora,tirou do bolso dois dinheiros e fez o pagamento da instalagem e disse ao dono da instalagem:- cuida dele,o que mais ele precisar pago quando voltar. Agora Jesus pergunta para aquele doutor da lei:- Qual dos três parece que foi próximo ao que caiu nas mãos dos salteadores?E ele disse:- o que usou de misericórdia para com ele. Jesus lhe diz :-Vai e faz a mesma coisa.
Queridos, não é fácil ter compaixão. Ser misericordioso.Mas quando buscamos gestos e atitudes corretas,nos tornamos um ser humano melhor.
O centurião de Cafarnaum adquiriu essa preciosa qualidade, ter compaixão para com o seu criado. No seu interior ele se lembrava de quanto o seu criado já havia lhe servido,já havia trabalhado para ele,o quanto tinha sido bom para ele e agora era hora dele poder fazer alguma coisa.
A vida é assim ,passamos dias bons,com saúde,com fartura,com prosperidade.Mas também somos provados,passamos por dias maus,por enfermidades,por dias de angustia e dor.Se semeamos coisas boas, se usamos de compaixão para com o outro, nos dias maus também teremos o socorro e a compaixão.
O centurião buscou a coisa certa ,buscou o socorro em Jesus.
A palavra de Deus nos diz que o Senhor é o socorro bem presente nos dias de angústia e tribulação.O nosso Deus é cheio de compaixão.
Jesus então diz ao centurião:- Eu irei, lhe darei saúde. E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar.
Veja bem amado de Deus, que atitude maravilhosa, muitas vezes nos achegamos a Jesus e queremos que ele nos atenda de qualquer maneira, sem qualquer humildade, achamos que nossa condição de cristão já nos credencia para o milagre.

A segunda qualidade que podemos observar que o centurião tinha em sua vida a:

- HUMILDADE:

Ele reconheceu a sua condição de pequenino,de pecador e enxergou a grandeza do soberano.

“Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar.”
Temos dificuldade em sermos humildes, em uma sociedade onde um quer ser melhor do que o outro.Dizemos que somos Cristãos, mas verdadeiramente muita das vezes não nos humilhamos diante do nosso Deus. É como se Deus tivesse a obrigação de atender a nossa oração,os nossos anseios,resolver os nossos problemas,pagar as nossas dividas,realizar os milagres que desejamos,isto porque estamos em sua presença.Indo um pouco mais além, muitos alcançaram tantos talentos diante de Deus, que hoje querem receber por fazer uso do talento que lhe foi concedido.A humidade se foi...Mas a bíblia nos relata que a...”humildade precede a honra”.(Pv.15.33).Se nós nos humilharmos,e esperarmos em Deus ainda que seja em momentos de dor de aflição ,de angustia,se achegarmos a ele com um coração humilde e quebrantado,confiante no seu poder e soberania,ele irá ao teu encontro, ele resolverá o seu problema,ele atenderá ao teu clamor a tua oração,ele te exaltará.
Veja bem,havia uma certa mulher cananéia,com um problema terrível,uma filha endemoniada.Eu imagino a dor e a aflição daquela mulher.Eu imagino o seu desespero.Uma pessoa endemoniada faz coisas terríveis.Quanto desespero para aquela mãe,quanta vergonha diante da sociedade.Mas aquela mulher não desiste de ver a vida da sua filha restaurada.Ela vai até Jesus,se humilha diate dele:- Jesus filho de Davi tem misericórdia de mim a minha filha está miseravelmente endemoniada.Ela prostou diante de Jesus,adorou o Senhor Jesus.Não foi o silêncio do Senhor que a fez desistir,não foi a rejeição daqueles que estavam ao seu redor que a fizeram desistir,mesmo Deus provando a sua fé e lhe dizendo palavras que ela não queria ouvir a fizeram desistir,ela demonstrou uma grande virtude:a humildade. E a humilhação a levou ao patamar de exaltação.Deus honra aquela mulher,Deus dá testemunho daquela mulher: - O mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.(Mateus 15.28)

A terceira qualidade que podemos ver que o centurião tinha em sua vida é a:

SABEDORIA:

- Também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz.”
Muitos querem ter sabedoria, mas ela é reservada á aqueles que realmente a buscam como um grande tesouro.A palavra de Deus nos diz em Provérbios 3.13-18:
”Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;Porque é melhor a sua mercadoria do que artigos de prata, e maior o seu lucro que o ouro mais fino.Mais preciosa é do que os rubis, e tudo o que mais possas desejar não se pode comparar a ela.Vida longa de dias está na sua mão direita; e na esquerda, riquezas e honra.Os seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as suas veredas de paz.É árvore de vida para os que dela tomam, e são bem-aventurados todos os que a retêm.”
Aquele centurião era homem de autoridade ,tinha o poder em suas mãos e tinha a plena conciência de suas responsabilidades. Sabedoria é a capacidade de julgar corretamente e agir prudentemente.
A bíblia diz que a sabedoria é justificada por sua obras.(Mateus 11.19).
Ele sabia que bastava uma palavra do senhor Jesus e o milagre aconteceria.Ele reconheceu que Jesus tinha autoridade e poder para mudar aquela situação,para operar um grande milagre.
Precisamos ter sabedoria,precisamos buscar sabedoria,precisamos fazer bom uso da sabedoria .
Muitas pessoas que tem em suas mãos poder e autoridade agem como se fossem insensatas,loucas, usam com para beneficiar a si próprio.Para crescer mais e mais ,se corrompendo e agindo para mal de si próprio e de outras pessoas que também abusam do poder.
Mas o centurião fez da sua autoridade e reconheceu em Jesus que a autoridade de Jesus o colocava em distaque para fazer o bem.Só age desta maneira os verdadeiros sábios.
“Fazer da autoridade uma fonte de sabedoria para fazer o bem”...
Salomão com toda a sua sabedoria aprendeu uma coisa,(Proverbios 9.10) “O temor do Senhor é o princípio sabedoria.

A outra qualidade que vemos no centurião de Cafarnaum é a:

FÉ.


E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.

A Fé é o alimento que nutri e fortalece o nosso espírito. Ela aproxima o homem de Deus, trazendo comunhão e paz .
A palavra de Deus nos diz que sem fé é impossível agradar a Deus.Nós temos um Deus criador de todas as coisas.Um Deus soberano.Em que podemos confiar.Ele sabe a hora certa, o momento certo, de realizar o milagre em nossas vidas, em resolver os nossos problemas ,em suprir as nossas necidades.

Ter fé é colocar sua confiança total em Deus. A palavra do Senhor nos diz que “Muitos confiam em carros ,em cavalos ,em dinheiro,ou em imagens, que não tem vida ,não podem fazer absolutamente nada,mas nós colocamos a nossa confiança em Jesus Cristo ,nossoSenhor.” Is 12: 2; Sl 20: 7.

Compaixão,humildade,sabedoria e fé.Qualidades que fizeram com que o Centurião fosse admirado por Jesus.
Que tal adquirir sobre sua vida essas qualidades e começar experimentar o sobrenatural de Deus .

JESUS TE AMA!!!

6 comentários:

  1. Entendo nessa passagem tb...o amor que expressa totalidade em tudo...da união da familia....

    ResponderExcluir
  2. Ótima mensagem! Que Deus continue abençoando.

    ResponderExcluir
  3. Aprendi muito com essa passagem glória a Deus

    ResponderExcluir
  4. Aprendi muito sobre essa passagem para nos perdi alguma coisa ao senhor temos que ter esses quatro pontos em nossas vidas

    ResponderExcluir
  5. Conseguir me aprofundar no tamanho conhecimento que esta passagem nos traz. É bênção

    ResponderExcluir