sexta-feira, 3 de junho de 2011

O AZEITE DA VIÚVA - II Reis: 4.1 a 7.



E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos.
E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.
Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.
Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.
Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia.
E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou.
Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.


Este texto trata do Episódio em que Eliseu multiplica o azeite da viúva.
A situação daquela mulher era muito difícil.
Seu marido havia falecido.
Ela se encontrava individada.
E os credores estavam a sua porta querendo receber o pagamento das dividas.
Como ela não tinha dinheiro,bens,imóveis para pagar as dividas da casa,os credores queriam que seus filhos fossem entregues como escravos, como pagamento de sua dividas.
Os credores queriam levar a única herança que aquela mulher tinha.
A mulher ao se deparar com essa triste situação,vai até ao homem de Deus e relata a ele os seus problemas,as sua dificuldades,as sua angustias.
Vamos aprender com a palavra de Deus,com a experiencia desta mulher como nos posicionar diante de uma dificuldade ,diante de um problema por pior que seja,há uma solução.Deus não desampara um filho seu.A palavra de Deus nos diz assim:-“Nunca vi um justo desamparado e nem a sua descendencia mendigar o pão.Salmo 37:25.
O nosso Deus está no controle de todas as coisas.Tudo está diante dos teus olhos.A palavra de Deus nos diz que :
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.Eclesiate 3:1.8.
É muito bom viver em tempos bons, em tempo de fartura,em tempo de colheita.É muito bom exaltar a Deus em tempos de benção.Mas em tempos de dificuldade,de provação muitas das vezes não conseguimos enxergar Deus.
Deus não é como aquele amigo, que é muito chegado seu e está com voce porque voce tem,porque voce pode e ele está ali com voce,mas cai fora da sua vida no instante que voce não tem ,que voce não pode.
Deus está ao teu lado em todos os momentos, mas quando chega a hora da angustia ele refrigera a tua alma, ele te socorre,ele te dá abrigo.Este é o teu Deus.
A palavra de Deus nos diz que aquela mulher estava em situação dificil.Mas mesmo diante de uma situação difícil ela teve atitudes corretas,qualidades que a fizeram vitoriosa.A primeira qualidade que observamos naquela mulher :

1- Ela clamou:

Clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos.
A palavra do Senhor nos diz que devemos “Comunicar com os santos as suas necessidades”... Romanos 12:13.
Ela foi a procura do profeta de Deus.Clamou por ajuda,por socorro,a um homem com a vida santa. Com intimidade com Deus. Com comunhão com Deus. Um homem com a vida santificada.
Por mais que aquele problema não fosse dele. Por mais que ele não tivesse vivendo aquele problema. Como um homem de Deus ele tinha sabedoria, ele tinha compaixão, ele tinha palavra, ele tinha visão, ele tinha unção, ele tinha poder de Deus. Requisitos necessários para Deus operar um milagre.
Nos dias de hoje está muito restrito deparar diante de um homem de Deus e ver o milagre de Deus realizado pela palavra profetizada. Por que muitos não tem interesse em profetizar um milagre na vida do irmão e nem mesmo tem fé pra ver o milagre acontecer. Sabe porque? Já não tem mais comunhão com Deus e correm o risco de serem envergonhados. Tendo em vista que, muitos que se dizem profetas, pastores , pregadores da palavra, na realidade pensam somente em sua finanças, vida gorda , regalada, bom cache, terno bom, sapato chic, carro do melhor, moradia em bairro da alta sociedade. Vai ter tempo de ouvir problema da irmã humilde que está passando por momentos de provação.
Mas aquela mulher teve o privilégio de se deparar com um profeta de Deus. Um homem sem corrupção, um amigo intimo do dono de tudo. Aquela mulher era uma mulher de Deus. Mulher de Deus tem discernimento. Foi na pessoa certa. Quem é de Deus reconhece o que é Deus, quem é de Deus sabe como receber a solução do problema diante de Deus. Quem é de Deus, não conta seus problemas pra qualquer pessoa, não vive se lamentando de porta em porta. Não vende sua alma, não perde sua comunhão, não suja suas vestes.
A primeira atitude da viúva foi clamar ao homem de Deus. Expor a ele os seus problemas. Expressar tudo o que estava passando de maneira clara. “Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos”.
Eu não sei qual é o problema que te aflige, mas conta pra Deus, ele quer te ouvir. Seja sincero com Deus.
Ana chegou diante Deus com aflição na alma, amargurada, entristecida, e expos para Deus o seu problema. A palavra de Deus nos diz que:
Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente.
E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. 1 Samuel 1 .11

A segunda qualidade que aquela mulher demonstrou foi:

2- Sabia ouvir:

Aquela Mulher parou para ouvir o profeta de Deus:
-“Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa.
Se voce está passando por provação, se voce já orou, falou com Deus o seu problema. Creia Deus vai te responder. Espere em Deus. Ele vai te dar solução. Ele vai te dar estratégia. O nosso Deus é Deus vivo. É Deus que fala. É Deus que usa profeta. Mas voce precisa esperar Deus te responder. Esperar em Deus é uma virtude que devemos ter em nossas vidas.
O Salmista Davi disse no Salmo 40.1: ”Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.”
Voce precisa parar e ouvir a voz de Deus.
As vezes falamos com Deus, falamos, falamos, as vezes reclamamos, reclamamos. Mas não paramos para ouvir Deus falar.
Aquela mulher falou o seu problema e agora ela para pra ouvir o profeta Elizeu.
-“Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa.

A terceira qualidade daquela mulher:

3- Ela sabia o que ela tinha:(tinha azeite,tinha unção)

E ela disse: ”Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.”
Ela sabia que o que ela tinha. Apesar das dificuldades, dos problemas, das fragilidades, o medo de perder os filhos. Apesar de não ter um carro do ano, uma dispensa farta, imóveis, propriedades, apesar de não ter nada palpável, nada que pudesse agradar aos credores, como pagamento da dívida, ela tinha uma botija de azeite. Ela tinha o Espírito Santo de Deus. Ela tinha a presença de Deus na sua vida.
Talvez voce esteja vivendo dias maus, enfermidade, dividas, solidão, estress, alma abatida, perca de uma pessoa que voce tanto amava, problemas e problemas, talvez voce esteja pensando:”-Não tenho nada”...Querido voce precisa saber que voce tem a presença de Deus na sua vida. Voce tem o Espirito Santo que te consola. e quem tem a presença de Deus, tem tudo. Porque tem o dono de tudo. Tem o dono da vida. Tem o provedor de todas as coisas.
A palavra de Deus afirma que: “Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas. “Apocalipse 4:11.
Voce sabe o que voce tem em sua vida? lembre-se de tudo aquilo que Deus lhe deu. Comece a se lembrar das bençãos materiais, mas acima de tudo das bençãos espirituais.
Salmo 103:2,Davi diz: Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.
Muitas pessoas vivem de reclamar, vivem de esquecimento, vivem de ingratidão. Deus em sua infinita bondade tem fartura de Bençãos para seu povo. Na presença de Deus Há louvor, a palavra, a profecia, a cura, a revelação, a conhecimento, a sabedoria, dons espirituais, fruto do espirito. As vezes o inimigo tenta ludibriar a mente do homem, dizendo que ele não tem nada, é um fracassado. Mas a palavra de Deus nos diz que ele é enganador e não passa de um derrotado. Mas nós somos mais que vencedores em Cristo Jesus.
Salmo 84:11”Porque o SENHOR Deus é um sol e escudo; o SENHOR dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão.”

A quarta qualidade da viuva.

4- Tinha humildade:

A pessoa que não é humilde, em tempo de provação tem muita dificuldade em vencer. A palavra de Deus relata que:”...com os humildes está a sabedoria.”Proverbios 11:2
O profeta Elizeu diz aquela viúva: -“Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.”
Imagina agora aquela mulher de porta em porta, por favor voce pode me emprestar uma vasilha. E um detalhe, vazia. Eu imagino o que as pessoas começaram a pensar, a dizer:- Aquela viúva me pediu uma vazilha vazia emprestada, e a outra diz, ela também me pediu. E derepente descobrem que ela pediu um tanto de vazilhas vazias emprestadas. Os próprios vizinhos já começam a ver, que algo está acontecendo na casa daquela mulher e não é pouca coisa é muito. Se está tendo necesidade de vasilha vazia é porque tem algo pra se encher.
Querido se a tua provação, se a dificuldade que voce passou foi testemunhado por muitos. Muito mais vão ser os que vão ver o teu milagre. Aleluia! Bendito seja o nome do Senhor.
Aquela viúva humildemente foi em várias casas, pegou emprestado muitas vasilhas. Mas não perdeu o foco, não desistiu, acreditou na palavra do profeta.
A bíblia diz que “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Tiago 4:6
Quer ser vitorioso, seja humilde. A palavra de Deus nos revela tantos servos de Deus que passaram por momentos de Provação e foram humildes e alcançaram lugar de honra no coração de Deus, sendo honrados pelo próprio Deus.
A palavra de Deus em I Cronicas 29:14, nos diz que Davi se humilhou na presença de Deus e disse:- Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu te damos. Todas as ofertas, de ouro, prata, cobre, pedras preciosas, que foram voluntariamente ofertadas por Davi e por todo povo para a construção da casa de Deus, todo louvor toda a adoração, não o engrandecia, mas sim era exaltação e honra para Deus porque tudo provinha de Deus.Tudo o que o homem tem, foi concedido por Deus e a ele toda a glória. Davi demonstrou Humildade e por isso foi considerado um homem segundo o coração de Deus.

Quinta qualidade da viúva.

5- Tinha comunhão familiar:

Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.
Uma família unida é uma família vitoriosa. Deus ama a família. Deus se alegra com comunhão familiar. Muitas famílias vivem em guerra. Muitas famílias vivem falta de amor.Pai contra filho,filho contra o pai,irmão contra irmão,ovelha contra pastor ,pastor contra ovelha.Uma verdadeira falta de união e cada um querendo ser dono da verdade,dono da razão.
Deus quer operar o milagre da multiplicação.Deus quer que o homem prospere.Deus quer que a família prospere.Deus quer ver a sua obra prospera.Deus tem abundância para o teu povo,para os teus filhos.Mas falta unidade,falta comunhão.E nós mesmo impedimos o agir de Deus em nossas vidas.Impedimos o agir de Deus dentro da nossa casa.Mas hoje é dia restauração,dia de milagre.
Aquela mulher,entra com seus filhos para dentro do quarto.Eu creio que ali começa uma nova etapa.Uma nova comunhão familiar.Diálogo,perdão,união,amor o mover de Deus ali dentro daquele quarto.
Quando enfrentamos uma crise, um problema, uma dificuldade,não podemos nos isolar, se fechar cada um em um canto,ou quem sabe colocar o fardo sobre uma pessoa,e nos ausentar das nossas responsabilidades?
Observe bem os filhos traziam as vasilhas ,e ela as enchia.Havia comunhão entre a família.Todos se empenhavam.
Temos que ser mais generosos,mais compreensivos,ter mais amor uns para com os outros.
Proverbios 11:25. “A alma generosa prosperará “...
É hora de unir as forças e saber que onde há união,há milagre.
O azeite só vai multiplicar se ouver liberdade para Deus operar.Muitos se contentam com um pouquinho de azeite.Mas Deus quer fazer o azeite transbordar na sua vida,na sua casa,na tua igreja.
A palavra de Deus nos diz assim "Alargue o lugar de sua tenda, estenda bem as cortinas de sua tenda, não o impeça; estique suas cordas, firme suas estacas.
Pois você se estenderá para a direita e para a esquerda; seus descendentes desapossarão nações e se instalarão em suas cidades abandonadas. "Isaías 54:2.3.
Não impeça o agir de Deus na sua vida.
A viúva não impediu Deus agir ,mas ela confiou.O azeite foi transbordando e enchendo todas as vazilhas.O milagre da multiplicação acontecendo.Aquela que tinha um pouco de azite ,agora passa a ter vasos cheios,e não poucos.Só parou o azeite quando todos os vasos transbordavam.

Sexta qualidade da viúva:

6 - Tinha obediência:

“Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus.
Veja bem aquela mulher obdeceu tudo quanto o profeta disse a ela.E em tudo quanto ele a havia dito Deus operou.
Querido a palavra de Deus nos diz que toda pessoa obediente prosperará.
Deus é um Deus de promessas. E, nós, como Seus filhos, temos o direito e uma herança em Cristo Jesus para receber todas as promessas contidas em Sua Palavra. Porém, as promessas só se cumprem na vida daqueles que decidem obedecer. A palavra obedecer, na Bíblia, muitas vezes vem expressa em palavras como seguir, ouvir, escutar.
Todo obediente prospera, porque ele é um cumpridor, executor. “Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o bem desta terra;”... (Is 1:19). Todas as vezes que obedecemos à Palavra de Deus usufruímos o cumprimento dessas promessas em nossas vidas. Em vários textos da Bíblia, encontramos a chamada de Deus para os Seus filhos: obediência.

Quer ver seu casamento uma benção,obedeça seu marido.“Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres, considerando a vossa vida casta, em temor.” (I Pe 3:1,2)
A mulher que obedece ao marido se submetendo ao que a Palavra lhe propõe como esposa, tem a promessa de que, através do seu testemunho, verá o seu marido servindo ao Senhor.
Os filhos devem obedecer aos pais.“Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.” (Ef 6:1-3).O filho que é obediente aos pais tem vida longa na Terra e tudo o que faz, prospera.
Os servos devem obedecer aos seus senhores.“Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo, não servindo somente à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus, servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens. Sabendo que cada um, seja escravo, seja livre, receberá do Senhor todo bem que fizer.” (Ef 6:5-8) .
Precisamos ter obediência. Obedecer,fala de compromisso. Quando decidimos obedecer ao Senhor, cumprimos a sua Palavra e Ele cumpre em nossas vidas todas as suas promessas.
A viúva viu cumprir na sua vida as promessas de Deus porque obdeceu ao homem de Deus.

Sétima qualidade daquela viúva:

7- Soube receber:

E disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.”
Voce já parou pra pensar se Deus quisesse te entregar o seu milagre hoje,voce estaria pronto pra receber e saberia viver o seu milagre.
Quantas pessoas oram,choram,ofertam,fazem propósitos,passam dias,meses,até anos,em prou de receber um milagre.E quando ele esta diante deles deixam escorrer pelas mãos.
Se voce está preparado, receba então a sua benção.Receba seu milagre.Receba o sobrenatural de Deus.Receba a sua cura.Receba a restauração do seu lar,do seu casamento.Receba o melhor de Deus para sua vida!!!

Sete qualidades,sete virtudes,que levaram a viúva a receber a vitória.A sua divida foi paga.O seu lar foi restaurado.A alegria chegou em sua casa novamente.
O inimigo foi envergonhado.A glória de Deus manifestou na vida daquela mulher.Aleluia!!!Deus é fiel!!!

2 comentários:

  1. Aleluia. Amei esse reflexão me ensinou Deus abençoe Amado irmao

    ResponderExcluir
  2. Gloria Deus muito bom senti Deus falar comigo.
    Deus abençoe

    ResponderExcluir