quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

VENCENDO OS DESAFIOS - I Sm 17.1-10


Desafios nos são propostos todos os dias, como poderemos enfrenta-los ?
Como poderemos vence-los?
Como Davi enfrentou e venceu este desafio, assim poderemos enfrentar e vencer os desafios que nos são propostos. Como?

I. Desafios se enfrentam e se vence com: CORAGEM
Quem é este Incircunciso? – 17.26 Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?

II. Desafios se enfrentam e se vence com: DECISÃO
Eu pelejarei contra ele: - 17.32
E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu.

III. Desafios se enfrentam e se vence com: UNÇÃO REAL
a. Deus Escolheu Davi como novo Rei sobre Israel.
b. Samuel a mando de Deus ungiu a Davi – 16.12-13
Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui. Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o SENHOR: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo. Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi...

IV. Desafios se enfrentam e se vence com: ARMAS PESSOAIS
a. Não posso andar com isso (armadura de Saul): 17.38-39
E Saul vestiu a Davi de suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze; e o vestiu de uma couraça. E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes, e começou a andar; porém nunca o havia experimentado; então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si.
b. Mesmo parecendo frágil a arma pessoal produzirá melhor resultado: 17.40
E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu.

V. Desafios se enfrentam e se vence com: FÉ SOBRENATURAL
a. Davi Sabia de quem era a Guerra:17.36
Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.
b. Davi sabia que o Senhor Venceria: 17.37
Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo.
c. Davi Falou de acordo com a Palavra do Senhor: 17.45-47
Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel; E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.
d. Davi Agiu de acordo com a Palavra do Senhor. 17.49-51
E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra. Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão. Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram.

Se assim procedermos poderemos enfrentar todos os desafios que nos forem propostos e sempre VENCEREMOS!

Um comentário:

  1. Parabéns pelo Blog. Deus ti abençoe.
    Convido a participar do novo Agregador Blogospel, onde reunimos blogs evangélicos, com os melhores conteúdos gospel e relevantes para o povo de Deus.
    Aumente o tráfego do seu blog E EDIFIQUE MAIS VIDAS!
    Não precisa cadastrar, é rápido e prático! Apenas seja parceiro colocando nosso banner na sua página e pronto, já pode enviar seus links.
    Acesse e conheça: http://semeandojesuscristo.blogspot.com.br
    Sua parceria é muito importante.
    Juntos crescemos mais.
    Graça e paz!

    ResponderExcluir