segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O QUE REALMENTE FAZ UM PASTOR EFICAZ




1 - INTERESSA-SE!

Um pastor eficaz interessa-se pelo trabalho desenvolvido na sua igreja. Seja ele qual for, da musica á zeladoria, do púlpito a recepção, interessa-se pelo avanço e crescimento do evangelho e também das demais denominações, sem ficar nunca ficar alienado ao contexto ministerial. O triste é que muitos amigos e companheiros por se posicionarem como tal, esqueceram de crescer mais. Nunca seja um desinteressado na Obra de Deus.

2 - CORRE!

O pastor eficaz também corre. O mundo corre para a globalização, corre para seu avanço tecnológico, corre para seu trágico fim. Assim também o verdadeiro e eficaz pastor deve correr atrás de suas ovelhas e principalmente de informações precisas para o desenvolvimento de seu trabalho em vez de se acomodar num confortável trono de reclamações e queixumes.

3 - TEM UM ESPAÇO!

O líder que perdeu o espaço é por que está sem visão. Diz-se que: "No mundo tem espaço para todo mundo." Concordo. No mundo tem espaço para qualquer um, mas no ministério destes tempos, aquele que não tem visão, está atrapalhando quem tem. Tenho aprendido que o pastor ou líder de qualquer segmento, deve ter um espaço natural de influência, conseqüência espontânea de sua ação e capacidade de trabalho gerencial. Um pastor sem espaço, eu repito: Está sem visão. Se este estiver ineficaz na visão, sua igreja não cresce, seus projetos não seguem e causam confusão. Adquira o seu espaço ou poder de influência!

4 - É PARTICIPATIVO!

Importantíssimo. O eficiente, pratica efetivamente um estilo de trabalho participativo, baseado na tomada de decisão em conjunto, quando esta afeta o grupo, colaboração mútua, confiança e transparência de ações e atitudes aparecem. Tenho visto alguns pastores querer ser tudo na Igreja. Não delega, não participa idéias, não conversa, não possui nem diretoria! Lembremos que sozinho ninguém chega a lugar nenhum. Sejamos participativos sempre.

5 - É HUMANISTA!

É um humanista e generalista com algumas áreas de domínio específico, sem contudo ficar ilhado num pequeno mundo de conhecimentos só seus.

6 - BUSCA RENOVAÇÃO ESPIRITUAL

Esta é a principal meta. Nesse
pastor encontramos sempre uma vontade de aprender estando sempre disposto, acredita na educação permanente como princípio de vida evitando a postura equivocada do "profissional" acabado ou o "dono da verdade". Tenho certeza de que não existe pastorado eficaz sem a dependência do Espírito Santo. O que mais hoje vimos, infelizmente, são os profissionais da bíblia e poucos pastores segundo o coração de Deus. Sinceramente. Que Deus nos guarde!

7 - É RESPEITADO!


O eficaz pastor de ovelhas, tem uma marca, a do respeito. Precisamos fazer valer o "Respeito é bom e eu gosto." Ele é respeitado por que primeiro ele respeita os outros e as individualidades de cada pessoa. Respeita igualmente a autoridade hierárquica representativa, sem se deixar se bajular e sem ser bajulador. Já ouvi membro de igrejas dizer que tem até medo do pastor! Que ridículo! Quando isso ocorre é por que acabou o respeito. Acabou o respeito, já era. Somente Deus em Cristo Jesus pode refazer a integridade e a moral das pessoas.

8 - NÃO TRANSFERE!


A ineficiência é uma inutilidade. Outro fato importante é que o Pastor de verdade não transfere culpa para os outros ou para a igreja como seres abstratos, exercendo no entanto, com ética e espiritualidade, sem direito de ser crítico, sem ser murmurador. "Duas coisas fazem mal ao coração: subir escada correndo e criticar as pessoas." Lembre-se disso.

9 - AFUGENTA!

O verdadeiro pastor não faz fofocas e intrigas, antes a afugenta, em vez de estimulá-las. Tiago escreveu: "Irmãos, não faleis mal uns dos outros." (Tg 4.11.a). Se quisermos ser eficazes em nosso ministério, precisamos amarrar a nossa língua ante o Satanás. Não existe igreja eficaz onde o pastor é um maldizente.

10 - CONSTRÓI!

Ele constrói o futuro, antecipa mudanças, enxerga a frente, em vez de omitir-se. O pastor eficaz e feliz no ministério é criativo e empreendedor, pois, não teme novas mudanças. É um verdadeiro construtor.

11 - TEM CAPACIDADE DE CONCENTRAÇÃO!

Ele deve possuir capacidade de concentração e objetividade percebendo e corrigindo desvios com um feedback constante e significativo nos trabalhos dos ministérios da igreja, quaisquer que sejam.

12 - SABE DIZER!

O eficaz mesmo, sabe dizer: "desculpe-me, eu estava errado."; "muito obrigado"; "somos uma equipe.", sem perder a liderança e sim fortalecê-la . O Conceito da humildade e sensatez está na mente de Deus. Nunca vi nenhum pastor ser bem sucedido sem o princípio da humildade. Precisamos saber dizer estas palavrinhas "mágicas".

13 - É UM LÍDER!

Ele é um líder nato ou formado, que sabe o quanto pode e deve esperar de cada um de seus liderados, que saber incentivar e motivar seu ministério para um trabalho em equipe, participativo e eficaz. Esperamos que nestes últimos dias em que atravessa a igreja de Cristo que todos os pastores e líderes, pensem e reflitam nestas palavras:


INTERESSE,
CORRIDA,
ESPAÇO,
PARTICIPAÇÃO,
HUMANISMO,
RENOVO,
RESPEITO,
TRANSFERÊNCIA,
FUGA,
CONSTRUÇÃO,
CONCENTRAÇÃO,
SABER E LIDERANÇA.