quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

ONDE ENCONTRAR A FELICIDADE


Todos nós queremos encontrar a felicidade.
Ter uma vida feliz.
O problema é que nós aprendemos errado sobre onde encontrar a felicidade e verdadeiramente ser uma pessoa FELIZ.
O mundo nos ensina que se quisermos ser felizes de verdade precisamos possuir, ou seja a felicidade consiste em morar em uma casa luxuosa, um apartamento dos sonhos, é preciso ter um carro do ano , ter o melhor smartphone, andar com as melhores roupas, freqüentar as melhores escolas, ter o melhor emprego, ser um profissional bem graduado e muito bem sucedido, mas precisamos entender que a felicidade não é encontrada em "COISAS".
Não que possuir não seja bom, estudar não seja bom, passear em lugares lindos, vestir bem, comer bem, não seja muito bom. Mas tudo isso apesar de ser excelente, são apenas coisas e  podemos tê-las hoje e não mais amanhã. Ou talvez passar a vida tendo tudo e ainda assim não ser feliz.
Acredito que se quisermos ter uma vida feliz, devemos buscar respostas Naquele que nos deu a vida.
Temos que buscar a felicidade em DEUS. E o melhor manual de felicidade é a sua palavra.
O Salmo 1 nos mostra que a felicidade plena tem uma fonte certa e que, fora dela, ainda que haja sucesso momentâneo, o resultado final é tristeza e dor. O salmista faz distinção entre o homem feliz, ou “bem-aventurado”, e o homem ímpio que vive distante de Deus.
“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores;”  Sl. 1:1
Nesse primeiro verso o justo é descrito pelo que ele evita.Ou seja o justo não anda, nem se detém, nem se assenta na roda do ímpio. O justo não segue o conselho dos ímpios nem adota o comportamento ou os pontos de vista deles.
Em Pv. 4: 14, a Bíblia nos diz bem claro: “Não siga pela vereda dos ímpios nem ande no caminho dos maus”
“Antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite.” Sl. 1:2
O verso 2 nos mostra que a palavra de Deus deve ser lida, para se ter o desejo de conhecer, crer e obedecer à vontade de Deus nela revelada. O justo ama a Lei de Deus, e a Lei de Deus expressa sua vontade.
O Salmo 119:14, 16 e 35 ao dizer: “Regozijo-me em seguir os teus testemunhos como o que se regozija com grandes riquezas. Tenho Prazer nos teus decretos, não me esqueço da tua Palavra. Dirige-me pelo caminho dos teus mandamentos, pois nele encontro satisfação”.
“Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.” Sl. 1:3
O justo florescerá, porque tem a água que dá vida. Esta água representa o Espírito de Deus.Os que são instruídos por Deus e guardam a sua palavra terão em si uma fonte de vida inesgotável da parte do Espírito Santo.
O Sl. 92: 12,14 nos diz que “Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano; mesmo na velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes”.
E tudo quanto fizer prosperará... Assim como José prosperou no Egito, o justo tem a promessa de ser próspero de ter crescimento tanto espiritual, quanto o materialmente.
“Não são assim os ímpios, mas são semelhantes à moinha que o vento espalha.” Sl. 1:4
Os ímpios são considerados como uma planta morta e sem raízes.
“Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos;” Sl. 1:5
Esse versículo nos ensina que os ímpios estarão presentes no juízo de Deus e serão condenados.
“Porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à ruína.”Sl. 1:6
Os dois caminhos da vida determinam o destino dos que os seguem. O Senhor cuida da vida dos íntegros, e a herança deles permanecerá para sempre.
O salmista apresenta o caminho pra quem quer ser feliz .
Jesus o maior pregador de todos os tempos apresenta o maior sermão da história, o sermão do monte. E ele traz em sua mensagem A RECEITA PARA A VERDADEIRA FELICIDADE.
O Sermão do Monte

1- Quando Jesus viu aquelas multidões, subiu um monte e sentou-se. Os seus discípulos chegaram perto dele, 
2 - e ele começou a ensiná-los.

A verdadeira felicidade

Jesus disse:
3 - Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas.
4 - Felizes as pessoas que choram, pois Deus as consolará.
5- Felizes as pessoas humildes, pois receberão o que Deus tem prometido.
6 - Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus,
pois ele as deixará completamente satisfeitas.
7- Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas.
8 - Felizes as pessoas que têm o coração puro, pois elas verão a Deus.
9 - Felizes as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como seus filhos.
10 - Felizes as pessoas que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus, pois o Reino do Céu é delas.
11 - Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores. 
12 - Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Porque foi assim mesmo que perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.

 

Jesus está dizendo que feliz é o pobre, o que chora, o manso, o puro, o perseguido.

Jesus diz que feliz é o pobre de espírito e não a pessoa auto suficiente, arrogante, soberba.

Feliz é o que chora e não aquele que é durão, insensível.

Feliz é o manso, o que abre mão dos seus direitos e não o valente, o brigão.

Feliz é o pacificador, aquele que não apenas evita contendas, mas busca apaziguar os que estão exaltados.

Feliz é o puro de coração e não aqueles que se participam de banquetes, com todos os prazeres do mundo.

Feliz é o perseguido por causa da justiça e não aquele que procura levar vantagem em tudo.

Jesus diz que quem ganha a sua vida, a perde; mas o que a perde, esse é o que a ganha.

Jesus diz que o humilde é que será exaltado.

Jesus não disse que a felicidade consiste em ser rico. 

As riquezas não satisfazem, quanto mais se têm muitas das vezes mais se quer ter.
Deus colocou a eternidade no coração do homem. Nem todo o ouro da terra poderia preencher o vazio da alma do homem.
Um homem pode morar em um lindo palácio e não deleitar- se nele. Ele pode ter o domínio de um reino e não ter paz na alma.
 A verdadeira felicidade consiste em desfrutar da plenitude de Deus. O Senhor é sol, escudo, herança, fonte, rocha, alegria, esperança.
Sl. 36:8  “A verdadeira felicidade é deleitar-se em Deus, é alegrar-se com o sorriso de Deus, é beber dos rios de seus prazeres.”

 A primeira bem-aventurança é o primeiro degrau da escada da felicidade.
Jesus diz que para ser feliz, temos que ser pobre de espírito. 
Ser pobre de espírito é a base para as outras virtudes.
Primeiro precisamos estar vazios, para depois sermos cheios. Só podemos ser cheios de Deus, se formos esvaziados de nós mesmos. Esta virtude é a raiz, as outras são os frutos.
Ser pobre de espírito é reconhecer nossa total dependência de Deus.
Feliz é o homem que reconhece sua total carência e coloca a sua confiança em Deus. Feliz é o homem que reconhece que o dinheiro, o poder e a força não significam nada, mas Deus significa tudo.
Ser pobre de espírito é agir como o publicano.
Lc. 18-13 “O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!”
Ser pobre de espírito é reconhecer como Moisés:
Ex. 4 ,10-12 Então disse Moisés ao Senhor: Ah, Senhor! Eu não sou homem que bem fala, nem de ontem, nem de anteontem, nem ainda desde que falaste ao teu servo; porque sou pesado de boca, e pesado de língua. E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? Ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor?
Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca, e te ensinarei o que hás de falar.
Ser pobre de espírito é humilhar como Isaías que clamou:
Is. 6:5 Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos.
Se uma pessoa não é pobre de espírito, ela não achará sabor no pão do céu, não sente sede da água da vida; ela vai pisar nas riquezas da graça, ela não vai jamais desejar a redenção nem ter prazer na santificação.
Ser pobre de espírito é a nossa verdadeira riqueza. A riqueza de Cristo só pode ser apropriada pelos pobres de espírito. .
Enquanto o homem não for pobre de espírito, jamais Cristo será precioso para ele.
E ele jamais encontrará a verdadeira felicidade.


LEIA A BÍBLIA

 



2 comentários:

  1. A felicidade está em cada momento devemos aproveitar ao máximo as oportunidades que Deus nos dá, Que Jesus Abençoe a cada um!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desse blog, encontrei varias dicas para me ajudar a encontrar a melhor Bíblia online, parabéns pelo conteúdo, ótimo artigo, me ajudou muito

    ResponderExcluir